Frente – A consolidação do projeto que pretende ligar o Brasil ao Oceano Pacífico através da chamada Rota Bioceânica, passando por Mato Grosso do Sul, resultou na criação de uma Frente Parlamentar Internacional com políticos dos países envolvidos. O primeiro encontro ocorreu no final da semana passada e contou com a participação dos três senadores sul-mato-grossenses, representante da Argentina, Paraguai e Chile, além do ministro das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson.
Sujeira – A Praça do Parque Alvorada recebeu grande público no final de semana durante a etapa do Circuito Douradense de Skate. Porém, os visitantes do local precisaram dividir espaço com galhos de árvores que foram amontoados e não retirados em vários pontos da área de lazer.
Prévias – Em meio a divergências futebolísticas e políticas, o presidente do diretório municipal do PSDB em Dourados, Valdenir Machado, precisou intervir e pedir a palmeirenses e simpáticos pela pré-candidatura do governador de São Paulo João Doria à presidência da República, que não perdessem a compostura em grupo de whatsapp tucano logo depois do resultado das prévias e do jogo final da Libertadores da América, finalizados quase no mesmo horário de sábado. “Vamos acalmar os nervos políticos e futebolístico! Quem ganhou, ganhou. É hora de festejar tudo dentro da normalidade!”, escreveu após algumas ‘cutucadas’ entre integrantes.
Adiado – Após a escolha de Dória, a reunião da Executiva Estadual do PSDB agendada para ontem, em Campo Grande, foi adiada para 14 de dezembro, uma terça-feira, entre 17h e 18h. Apesar da liberdade na votação, grande parte das lideranças sul-mato-grossenses se posicionavam simpáticos à escolha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como pré-candidato do partido na eleição presidencial do ano que vem.
Apoio – Também é preciso saber se João Dória realmente terá, caso a candidatura seja concretizada, o apoio aguardado da legenda como terceira via à polarização Lula/Bolsonaro num Estado movido pelo agronegócio e com forte tendencia bolsonarista.
Imagens – Após transmissão ‘picotada’ na semana passada, a sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Dourados transcorreu normalmente sem os problemas apresentados anteriormente. Ao longo da semana, a empresa que venceu a licitação do legislativo local para esse serviço também começou a disponibilizar alguns trabalhos internos publicados nas mídias oficiais da Casa.
Pré – “De volta! André Puccinelli é pré-candidato ao governo de MS em 2022. Com a energia de sempre”. A postagem, seguida por uma foto com o rosto do ex-governador de Mato Grosso do Sul ilustrou a rede social de Puccinelli emedebista na tarde de ontem, após mais de um ano e meio da última atualização. Ao longo do ano, André já havia relatado a possibilidade em entrevistas.
Enquete – Questionamento proposto pelo Dourados News mostra que grande parte dos leitores não acredita na candidatura do ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) ou da senadora Simone Tebet (MDB) à presidência da República nas eleições do ano que vem. A opção foi escolhida por 85,64% dos 404 votantes, enquanto 14,36% acreditam nessa possibilidade.
Lançamento – Apesar da desconfiança dos participantes da enquete, Simone tem o lançamento de sua pré-candidatura agendado pelo MDB para o próximo dia 8, enquanto Mandetta segue uma incógnita sobre o futuro, ainda relacionado a fusão entre o DEM e PSL e a criação do União Brasil.