Ação – O PT (Partido dos Trabalhadores) pensa em entrar com ação junto ao MPE (Ministério Público Eleitoral) contra outdoors estampando o presidente Jair Bolsonaro (PL), alegando propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder econômico. Em Mato Grosso do Sul, cidades como Douradina, Camapuã, Chapadão do Sul e Paraíso das Águas possuem essas imagens.
Pandemia – A prefeitura de Ribas do Rio Pardo decretou, até 17 de janeiro, toque de recolher no município como forma de prevenção ao contágio do coronavírus, que tem apresentado aumento considerável de testes positivos em Mato Grosso do Sul neste início do ano.
Restrições - De acordo com o Diário Oficial daquela cidade, entre segunda e quinta-feira está proibida a circulação de 22h e 5h. Já de sexta e domingo, a medida começa a valer a partir das 23h, com término no mesmo horário.
Continua – Em Dourados ainda não há discussões, nesse início do ano, sobre a retomada de medidas restritivas relacionadas à doença. Em 2021, o município decretou lockdown por duas semanas diante do estrangulamento no sistema público de saúde, que chegou a ter mais de 50 pessoas na fila de espera por vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Debate – Mesmo sem a previsão de tomada de novas medidas, existem dentro do comitê de gerenciamento da Covid-19, pessoas defendendo que sejam realizadas ações para conter o avanço da doença, principalmente diante da nova variante ômicron e o desmonte de boa parte da estrutura usada no passado para combater o vírus.
Mais debate – No Estado, o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) deve anunciar nesta segunda algumas medidas a serem tomadas para evitar o avanço da doença. Só na sexta-feira, boletim epidemiológico apontou para quase mil pessoas infectadas pela Covid-19.
*Colaborou Thalyta Andrade