Comissões – Dos seis vereadores reeleitos no pleito passado em Dourados, o único a não pegar a presidência de alguma das 19 Comissões processantes da Câmara Municipal foi Jânio Miguel (PTB). O parlamentar vai atuar como membro na de assuntos Indígena e Afrodescendente e na de Cultura.
Comando – Daniela Hall (PSD) preside mais importante da Casa, a de Justiça, Legislação e Redação, enquanto Maurício Lemes (PSB) vai comandar Educação e a de Indústria, Comércio e Turismo. O vereador Elias Ishy (PT) está à frente da Comissão de Agricultura e Pecuária, Sérgio Nogueira (PSDB) é presidente de Controle e Eficácia Legislativa, e Olavo Sul (MDB) na Indígena e Afrodescendente.
Quina – Dono da maior bancada da Câmara com quatro vereadores, o DEM está à frente de cinco Comissões. A de Finanças e Orçamento (Juscelino Cabral), Higiene e Saúde (Diogo Castilho), Segurança Pública e Trânsito (Márcio Pudim), Ética e Decoro Parlamentar (Juscelino Cabral) e Assistência Social (Creusimar Barbosa).
Bancada – A exemplo do que ocorre no Congresso Nacional, integrantes do Legislativo douradense têm se alinhado para colocar em evidência uma ‘Bancada Cristã’ na Câmara. Encontro ocorrido na semana passada em uma Igreja Evangélica localizada no BNH IV Plano contou com a presença dos vereadores Sérgio Nogueira (PSDB), Daniel Junior (Patriota), Cemar Arnal (Solidariedade) e Maurício Lemes (PSB).
Diárias – Balanço divulgado pelo MPE (Ministério Público Estadual) aponta gastos, em janeiro, de R$ 64.698,37 em diárias aos servidores do órgão. Já o valor desembolsado com passagens soma R$ 13.509,06.
Enquete – Grande parte dos participantes de enquete proposta pelo Dourados News apoiam a realização de mais de uma sessão por semana na Câmara de Vereadores local. Atualmente apenas um encontro é realizado. A opção foi escolhida por 86,19% dos votantes, enquanto 13,81% acreditam ser suficiente atuar na maneira atual.
Oficializado – Após a confirmação da cedência pelo governo do Estado à prefeitura de Dourados do servidor público Everson Leite Cordeiro para assumir a Secretaria Municipal de Fazenda, agora foi a vez do Município oficializar a nomeação dele para a função. O decreto com a medida foi publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial.
Saída – Com isso, Cláudio Matos Leite, que respondia pela pasta enquanto a pendencia entre Estado e Cordeiro não era resolvida, acabou exonerado com efeito retroativo a 1º de fevereiro, conforme consta na mesma edição do Diário oficial.