Menu
Busca segunda, 14 de junho de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Dono da Havan mandou mensagem a Alan para questionar filial ‘lacrada’

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

02 junho 2021 - 00h04

Whats – Proprietário da loja de departamentos Havan, Luciano Hang encaminhou mensagem através do aplicativo whatsapp ao prefeito Alan Guedes (PP) na tarde de domingo questionando o fechamento da filial de Dourados. O fato ocorreu no primeiro dia do lockdown na cidade, quando a empresa se encontrava com as portas abertas ao público, o que está proibido. 

Retorno – Após o contato, o chefe do Executivo douradense ligou para o empresário e conversou com ele por aproximadamente 40 minutos. Hang teria tentado argumentar que a loja se enquadra no Inciso I do artigo 1º do Decreto 400, no que diz respeito ao funcionamento de estabelecimentos congêneres que comercializam produtos alimentícios, como supermercados e hipermercados. 

Não colou – Mesmo diante da tentativa, o prefeito negou a abertura da empresa nesses 14 dias e justificou o motivo ao discorrer o parágrafo 1º do mesmo artigo, que lista uma série de produtos necessários para o comércio ser enquadrado como congênere, entre eles a comercialização de carnes, frutas, verduras, legumes e outros produtos não colocados nas prateleiras da loja de departamentos. 

Justiça – Diante do fato, Hang foi à Justiça contra o fechamento da filial douradense e tenta agora a abertura. No domingo, a Havan foi autuada pela Vigilância Sanitária e em caso de reincidência, pode ser multada em até R$ 15 mil pelo descumprimento das medidas estabelecidas no decreto.  

Posse – Suplente do deputado estadual Cabo Almi (PT), morto em decorrência da Covid, o servidor estadual Amarildo Cruz (PT) foi empossado na manhã de ontem durante a primeira sessão de junho na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Essa é a segunda mudança na Casa desde o início da legislatura, ambas ocasionadas por vítimas da doença. A primeira, colocou Mara Caseiro (PSDB) na vaga de Onevan de Matos (PSDB), em novembro do ano passado. 

Histórico – Amarildo ocupou o cargo por três mandatos e ficou de fora da composição da Assembleia na eleição passada após somar pouco mais de 15 mil votos, conquistado a primeira suplência do Partido dos Trabalhadores.  

Agradecimentos – De olho na aposentadoria na Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), onde era servidor de carreira, Cruz agradeceu o ‘ex-patrão’ Reinaldo Azambuja (PSDB) pelo período em que esteve à frente do Programa MS Nota Premiada. “Quando voltei [estava licenciado para o trabalho como deputado estadual na legislatura passada], fui muito bem acolhido pelo governador, não posso deixar de reconhecer isso”, disse, lembrando depois que ambos sempre tiveram divergência no campo ideológico, “mas sem faltar respeito e tolerância”.  

Cadeira – Numa sessão menos ‘pesada’ diante das ocorridas na semana que sucedeu a morte de Cabo Almi (PT), os parlamentares da Assembleia até esboçaram algumas piadas entre eles. Exemplo foi o presidente da Casa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), avisando que não estaria presente no encontro desta quarta por acompanhar o governador em agenda do programa Carbono Neutro. Ao avisar que Eduardo Rocha (MDB) comandaria os trabalhos no Legislativo foi ‘avisado’ pelos colegas: “cuidado que ele não vai querer sair dessa cadeira”, arrancando risos de boa parte da bancada. 

*Colaborou Thalyta Andrade

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Abordagem em meio a lockdown tem tentativa de 'carteirada'
Comércio pressiona Alan para flexibilizar decreto no Dia dos Namorados
Com interino há quase três meses, Secretaria terá mudança nos próximos dias
Bancada de MS no Congresso terá nova liderança a partir de agosto
Vereadores e prefeito se reúnem para debater saúde e falta de médicos

Mais Lidas

DOURADOS
Defron desarticula entreposto de cocaína no Campo Dourado
REGIÃO
Homem é executado a tiros na rodoviária de Nova Alvorada do Sul
DOURADOS
Guarda encerra mais uma festa clandestina regada a álcool em meio ao lockdown
DOURADOS
Jovem é encontrado caído em via na área central e estado de saúde é grave