Eleições – Vence hoje o prazo dado pela Justiça Eleitoral para aqueles que disputaram o primeiro turno das eleições municipais enviarem as prestações de contas relacionadas a campanha. Também encerra nesta segunda-feira o período para a transferência do dinheiro referente as sobras de campanha ao partido de origem.
Nomes – Trinta dias após as eleições municipais, o prefeito eleito Marçal Filho ainda não divulgou oficialmente qualquer nome para compor o secretariado dele a partir de 1º de janeiro, quando inicia o mandato. Enquanto isso, as especulações em bares e rodas de conversa com a política como tema principal, seguem a todo vapor no município.
Especulações – São tantos nomes lembrados – alguns aparentemente sem qualquer fundamento -, que, se dependesse do ‘blá-blá-blá’ apresentado pelos corneteiros de plantão, sairia briga pelo posto, literalmente. Mas, o certo é que entre os boatos, algo mais concreto deve começar a sair nos próximos dias.
Promessa – Até porque, partindo da promessa de Marçal Filho em divulgar diariamente um integrante de seu secretariado à imprensa – palavras do próprio em coletiva após o resultado das eleições -, faltará tempo hábil para cumprir o combinado diante da chegada do dia da posse.
Homenageado – Um dos cinco desembargadores afastados por suspeita de venda de sentenças que resultou na Operação Ultima Ratio, Marcos José de Brito Rodrigues, figurava entre as personalidades homenageadas na noite de quinta-feira com a Comenda de Mérito Legislativo, honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Diante das cautelares impostas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), ele não esteve na Casa.
Comenda – A honraria foi concedida pelo deputado estadual Zeca do PT, que também não participou do evento, e referendada por outros parlamentares da Casa de Leis. Marcos José de Brito Rodrigues está afastado do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) desde o dia 24 de outubro, quando a operação foi deflagrada.
Registrando... – Dos oito deputados federais por Mato Grosso do Sul, quatro foram contra a taxação de grandes fortunas – considerando aquelas acima de R$ 10 milhões. São eles, Luiz Ovando (PP), Geraldo Resende (PSDB), Rodolfo Nogueira e Marcos Pollon, enquanto Beto Pereira (PSDB) não se posicionou. Já Camila Jara e Vander Loubet, do PT, e Dagoberto Nogueira (PSDB) votaram em favor da taxa. A medida acabou não passando durante a sessão de quinta-feira na Câmara dos Deputados.
Retornando – Exonerado para disputar as eleições à prefeitura de Dourados, o advogado Tiago Botelho (PT) retornará ao comando da SPU (Superintendência de Patrimônio da União) em Mato Grosso do Sul. À Na Lata!, ele afirmou que aguarda a nomeação já nesta semana.
Cobrança – Reunido com o presidente Lula em audiência que debateu segurança pública em Brasília, na quinta-feira, o vice-governador Barbosinha cobrou mais participação – incluindo a financeira – da União junto ao Mato Grosso do Sul no combate ao crime organizado.
Cobrança ainda - Barbosinha, que já foi secretário de Segurança Pública no primeiro mandato de Reinaldo Azambuja, lembrou que, além dos mais de mil quilômetros de fronteira seca com Paraguai e Bolívia, boa parte do sistema carcerário do Estado é composto por pessoas de outras unidades da federação que cumprem pena aqui por crimes como tráfico de drogas e de armas, por exemplo.