*Colaborou Osvaldo Duarte
Retornando - Após uma pausa para período de descanso, Na Lata! retorna hoje ao Dourados News para contar a você o que acontece nos bastidores da política local, estadual e nacional. Antes de começar, um excelente 2025 para todos os leitores e leitoras do portal.
Tudo igual – Como já era de se esperar, algumas obras e promessas feitas há anos em Dourados começam 2025 da mesma forma, ou seja, ainda sem funcionamento. No ‘leque’, podemos citar o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, o Hospital Regional, a Casa da Mulher Brasileira e a tão falada Ceasa – que até espaço já foi adquirido. Tá aí outros bons desafios para a nova gestão articular e resolver nos próximos quatro anos.
Nas redes - Nos primeiros dias de mandato, o prefeito Marçal Filho (PSDB) tem explorado bastante as redes sociais, principalmente a própria conta dele no Instagram. Na intenção de mostrar a que veio, as famosas transmissões ao vivo têm ganhado destaque no ‘feed’.
Luz - Marçal e sua equipe também têm colocado a população ‘a par’ do que vem acontecendo no começo do governo. Na tarde de terça, através do perfil oficial da administração, o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, afirmou que o contrato da iluminação pública foi encerrado no final do ano passado, o que tem gerado dificuldades na manutenção desse serviço. Já ontem, o prefeito visitou o Hospital da Vida.
Nomeações – É cada vez maior o ‘zum-zum-zum’ sobre as possibilidades de Carlos Eduardo Stranieri, o ‘Goiaba’ e Elizabeth Salomão, assumirem em breve a Funed (Fundação de Esportes de Dourados) e a Secretaria Municipal de Cultura, respectivamente, ambas a cargo da interina Sandra Giselly Amaral Assunção.
Mudança – Já o Projeto de Lei Complementar de autoria da Mesa Diretora de Dourados para criação de 14 novos cargos de assessoria parlamentar na Câmara de Vereadores foi sancionado e publicado ontem pelo prefeito. A medida ocorre para atender o aumento no número de parlamentares da Casa, que passou de 19 até 2024 para 21 a partir de primeiro de janeiro deste ano.
Desafio - Ex-controlador Geral e ex-adjunto na Secretaria Municipal de Saúde na gestão Alan Guedes (PP), Raphael Matos assumiu o cargo de Gerente Municipal de Administração e Gestão em Itaporã. Ele atuará ao lado do prefeito Tiago Carbonaro, vencedor do pleito no ano passado. No primeiro dia de 2025 ele postou foto ao lado do novo gestor agradecendo a oportunidade de atuar no serviço público da cidade vizinha a Dourados.
Dinheirama – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) desembolsou mais de meio milhão de reais como pagamento de diárias aos servidores apenas no mês de novembro. Em documento oficial publicado na terça-feira, os valores apontam para R$ 578.409,27, enquanto outros R$ 66.133,10 foram gastos com passagens.