terça, 19 de março de 2024
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Deputados querem que corregedoria avalie cena de ‘bangue-bangue’ protagonizada em sessão da Assembleia

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

19 maio 2022 - 00h04

Mudança – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse ontem em Dourados que a troca realizada na Secretaria de Estado de Fazenda foi um ajuste interno e pedido do próprio secretário-adjunto e até então interino na pasta, Lauri Luiz Kener. No lugar dele foi nomeado Luiz Renato Adler Ralho. 

Cívico – Ao entregar as novas instalações da Guarda Mirim no município, o governador também se comprometeu a buscar junto ao presidente Jair Bolsonaro (PL), uma forma de transformar o local nos moldes das novas escolas Cívico-Militar implantadas pelo Governo Federal. 

Força – Pré-candidato a reeleição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Barbosinha (PP) cobrou uma reflexão da população douradense para que o município consiga eleger um deputado federal que represente o município e a região da Grande Dourados em Brasília (DF). O último parlamentar eleito com domicílio eleitoral na cidade foi Geraldo Resende (PSDB) que esteve a frente do mandato entre 2015 e 2018.

Polêmica – A cena de ‘bangue-bangue’ transmitida ao vivo pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL) na sessão de terça-feira da Assembleia Legislativa não passou em branco na manhã de ontem. O parlamentar foi criticado duramente pelos colegas de parlamento Amarildo Cruz e Pedro Kemp, do PT. 

Decoro – Ambos pediram para que a Mesa Diretora se posicionasse sobre o caso e acionasse a corregedoria da Casa para investigar se a atitude de Catan não é considerada quebra de decoro parlamentar. Na manhã de terça, ao votar projeto que reconhece risco à atividade de atirador esportivo, o deputado que é um dos autores da proposta, apareceu numa espécie de clube de tiro e descarregou arma contra um alvo contendo o símbolo do comunismo. 

Sobrou... – Um dos mais indignados com a atitude do colega atirador, o petista Pedro Kemp ‘disparou’ falas cobrando Catan. No meio do discurso, sobrou até para o avô dele, ex-governador Marcelo Miranda, que ocupou cargo de chefia no DNIT no Estado durante o mandato do ex-presidente Lula (PT). “Seu avô era comunista quando foi nomeado no governo Lula?”. Kemp não parou e lembrou sobre atrasos nos salários do funcionalismo público sul-mato-grossense quando Marcelo Miranda comandava o Executivo estadual, deixando o clima pesado na Casa. 

Presencial – Aliás, já existe na Assembleia uma pressão de alguns deputados para a retomada das sessões 100% presenciais, porém, ela ainda encontra forte resistência devido principalmente a chegada da campanha eleitoral e a possibilidade de, com os encontros híbridos, os parlamentares possuírem mais liberdade para percorrer o Estado durante a semana, participando de forma virtual dos trabalhos. 

Segurança – Já adquiridos, o helicóptero e escada magirus serão entregues à segurança pública em Dourados nos próximos meses. Ontem, o governador Reinaldo Azambuja assinou a ordem de serviço para a construção do heliponto na nova sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) que será entregue ainda este ano. 

*Colaboraram Gizele Almeida e Hedio Fazan

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Proposta quer trocar nome do ginásio municipal de Dourados

Janela se movimentando; crítica por escolha e retrucada no mesmo tom

Retorno ao ninho; troca de partido e leis 'carimbadas'

Vereador expulso; pré-candidaturas e ‘Estado do Pantanal’

Mais dois secretários podem deixar administração para disputar eleição

Mais Lidas

SOLIDARIEDADE

Em luta contra tumor cerebral, sul-mato-grossense faz "vakinha" para cirurgia urgente

CACHOEIRINHA

Mulher atropelada em Dourados tem uma das pernas amputadas e continua em estado grave

MS

Barco com quatro pessoas afunda durante festival internacional de pesca em Corumbá

PONTA PORÃ

Mulher vai ao hospital e descobre ter feto calcificado há mais de 50 anos