Menu
Busca quinta, 04 de junho de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Deputado 'reclamão' compara discussão sobre abono salarial com novela

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

14 maio 2020 - 00h04

Arquivado – O Conselho Superior do Ministério Público Estadual arquivou inquérito civil contra ex-secretário municipal que usou a estrutura da prefeitura de Dourados, no passado, para realizar melhorias em favorecimento próprio. A medida foi tomada após cumprimento de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Passou – Os deputados estaduais aprovaram ontem a prorrogação do abono salarial de R$ 200 para o funcionalismo público. A medida passou na quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e recebeu o ‘sim’ da Casa. 

Polemizou – Apesar da aprovação, o deputado Cabo Almi (PT) chamou a discussão sobre a ampliação do abono salarial de ‘novela’. “Todo ano é a mesma conversa, parece novela. Isso já é garantido ao servidor”, contou o parlamentar enquanto relatava seu voto favorável. 

Prazo – O prazo estimado para a prorrogação do abono também foi modificado, com autorização do governo, no mesmo dia. Na proposta inicial, o benefício seria estendido até maio do ano que vem, porém, após sugestão do deputado Pedro Kemp (PT), passou a valer até dezembro de 2021.

Previdência – Mensagem encaminhada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) à Assembleia na terça-feira prevê mudanças na Reforma da Previdência em Mato Grosso do Sul. O Projeto de Lei Complementar do Executivo leva, entre outras situações, unificar a alíquota a 14%.

Análise – O documento já está sendo analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e deve ser votado em primeira até a próxima semana. O prazo para os parlamentares apresentarem emendas ao projeto teve início ontem e segue até a segunda-feira que vem. 

Estatística – A maioria dos douradenses aptos a votar é composto por cidadãos entre 25 e 34 anos (35.933 eleitores), segundo dados publicados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul. Logo atrás aparecem aqueles entre 35 e 44 anos, que somam 33.529,

Mais estatística – Já 30.239 eleitores possuem de 45 a 55 anos, enquanto 26.547 estão na faixa etária de 56 a 69 anos. Outros 23.382 têm entre 18 e 24, 13.075 acima de 70 anos e 1.917 são adolescentes de 16 e 17 anos que já tiraram o título de eleitor, totalizando 164.622. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comitê confirma surtos, mas teima em dizer que Dourados não é epicentro do coronavírus
Modinha na quarentena, ‘desafio’ é lançado entre deputados durante sessão da AL
Secretário critica realização de concurso de miss em meio a pandemia
Comissão para fiscalizar recursos do Covid-19 em Dourados fica sem representantes da base
Sessão remota tem parlamentar sob árvore e deputado rodeado por cães

Mais Lidas

EPICENTRO
Casos de coronavírus "explodem" e Dourados registra recorde de confirmações
PANDEMIA
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
PANDEMIA
Comitê aponta surtos de coronavírus em dois pontos de Dourados
TRÁFICO DE DROGAS
Casal é preso após entreposto da droga ser fechado em Dourados