Papelão – Por falta de número mínimo de deputados presentes na sessão, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Executivo que trata sobre o Regime de Limitação de Gastos em Mato Grosso do Sul, precisou ser retirada de pauta na manhã de quinta-feira na Assembleia Legislativa.
Apelo – Em determinado momento, o segundo secretário da Casa, deputado Herculano Borges (Republicanos) que presidia a sessão, chegou a pedir para que os parlamentares aparecessem, mesmo remotamente, para alcançar o quórum e conseguir colocar a proposta em votação, em vão.
Conexão – Alguns deputados justificaram ausência afirmando acompanhar agenda junto ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em Guia Lopes da Laguna. Participando remotamente, Rinaldo Modesto (Podemos) alertou um pouco antes que poderia deixar de participar da votação por conta da conexão com a internet, já que seguia para agenda em cidade do interior do Estado.
Capital? – Ainda na sessão de ontem, os deputados aprovaram projeto do deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) dando título a Sidrolândia como “Coração da Rota Bioceânica”. Apesar do ‘sim’, Lídio Lopes (Republicanos) não deixou de ‘cornetar’ a proposta do colega, já que não avistava o município no trajeto que ligará o Brasil ao Oceano Pacífica por terra. O questionamento foi seguido por Pedro Kemp (PT) que preferiu se abster de votar.
Aeroporto – O Governo do Estado licita hoje a empresa responsável pelo projeto executivo de arquitetura da construção do terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. O processo inicial estava agendado para 6 de junho, mas ocorrerá apenas nesta sexta.
TBT – Alvo de memes por postagem feita nas redes sociais ao lado de Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Loester Trutis (PL) entupiu o feed com imagens participando de eventos e agendas onde o presidente se fazia presente. “Ao contrário dos pré-candidatos que se disfarçam de militantes, as nossas fotos com o presidente não são de corredor!”, escreveu em todas as publicações com a #tbt.
Mais TBT – Durante a semana, Trutis foi alvo de montagens e piadas feitas por militantes bolsonaristas contrários ao apoio do presidente às pré-candidaturas de Tereza Cristina (PP) e Eduardo Riedel (PSDB), para o Senado e Governo, respectivamente, citadas pelo próprio deputado federal, quando anunciou a visita de Bolsonaro ao Estado no dia 20 de junho para um ato político em prol dos políticos.