Liderança – Próximo de completar um mês da abertura dos trabalhos legislativos, ainda não foi definido o líder do prefeito Alan Guedes (Progressistas) na Câmara de Vereadores. Nomes como de Daniela Hall (PSD) e Fábio Luiz (Republicanos) são cotados para a função.
Calmaria – Também não há ainda qualquer oposição aos trabalhos da atual administração. Nas sessões, é visível a intenção dos parlamentares, ao menos até que se complete os 100 primeiros dias de trabalho do novo gestor, em alinhar as demandas para tirar a cidade do aparente abandono deixado pela administração passada.
Reforma – Expectativa para o anúncio dos nomes que vão compor o primeiro escalão do governo Reinaldo Azambuja (PSDB) nos próximos dois anos. O anúncio da ‘mini-reforma’ administrativa está agendado para a manhã desta segunda-feira na Governadoria.
Trocas – As principais mudanças, segundo o secretário de Articulação Política e presidente do PSDB em Mato Grosso do Sul, Sérgio de Paula, devem ocorrer nas secretarias de Governo e Infraestrutura.
Paternidade – Faltou dinheiro para o número de ‘pais’ que se autodeclararam responsáveis em articular os R$ 9,2 milhões destinados pelo governo do Estado à saúde pública de Dourados.
No fim – Ao chegar já no encerramento do ato que simbolizou o repasse do Estado à prefeitura, na tarde de sexta-feira, o vereador Daniel Junior (Patriota) procurou o prefeito Alan Guedes (Progressistas) para ‘se desculpar’, alegando outros compromissos no mesmo horário.
Pesou – O deputado estadual Barbosinha (DEM) não poupou crítica a gestão Délia Razuk (sem partido) durante discurso na tarde de sexta, na prefeitura de Dourados. Ao classificar a cidade como ‘esfacelada, destruída, acabada e sem gestão’, o parlamentar aproveitou para mandar recado ao prefeito Alan Guedes. “(a reconstrução) não é para uma pessoa só, é um desafio que vai exigir muito de todos”.
Xingamento – Ao anunciar que votaria contra a manutenção da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL/RJ), o parlamentar sul-mato-grossense Loester Trutis (PSL), chamou o colega de ‘canalha’ em redes sociais. Ele lembrou de uma edição de vídeo feita por Silveira o envolvendo.
*Colaborou Gizele Almeida