Capital – Pegou muita gente de surpresa a escolha do nome do deputado federal Luiz Ovando para ser vice da atual prefeita e candidata à reeleição em Campo Grande, Adriane Lopes, em chapa pura montada pelo Progressistas. Assim como em Dourados, o partido trabalhava para ter o PL como aliado na Capital, porém, o desejo acabou frustrado com o alinhamento junto ao PSDB.
TV – Porém, existe ainda a possibilidade da candidatura do parlamentar como vice ser impugnada, já que ele possui um quadro semanal falando sobre saúde na TV Educativa, com registro da última participação dele em julho, quando pretensos postulantes aos cargos eletivos já deveriam ter se afastado do rádio e televisão.
Trinca – Até que a Justiça decida, são três os deputados federais da bancada sul-mato-grossense na disputa eleitoral deste ano. Antes de Ovando, Camila Jara (PT) e Beto Pereira (PSDB) foram homologados candidatos à prefeitura de Campo Grande pelos respectivos partidos.
Debutante – Por falar em vice, na disputa que, a princípio se polariza entre Alan Guedes (PP) e Marçal Filho (PSDB), nenhuma das candidatas nas chapas carrega na bagagem experiências na vida política. Tanto Keila Akemi Miranda (Avante), quanto Gianni Nogueira (PL) embarcam à primeira eleição.
Mudança – O alinhamento entre PSDB e PL em Mato Grosso do Sul vai apresentando um cenário de mudanças já visando 2026. Com muita força por aqui, mas bastante enfraquecido no país, tucanos devem começar a fazer as malas pensando no próximo pleito, principalmente em se falando de tempo no rádio e na televisão.
Aliança – Após flertar com a candidatura de Humberto Teixeira Junior à prefeitura nas eleições municipais em Dourados, o PRD confirmou coligação com o Progressistas para apoiar a tentativa de reeleição de Alan Guedes. Na convenção, o partido definiu chapa de 18 candidatos - 13 homens e cinco mulheres - para a Câmara de Vereadores.
Retorno – Deputados estaduais realizam hoje a primeira sessão após a retomada das atividades com o fim do recesso no meio do ano. A semana na Casa de Leis terá, além dos habituais encontros, audiência pública na sexta-feira para debater a relicitação da ferrovia Malha Oeste, que liga o Mato Grosso do Sul ao interior de São Paulo.
Visita – Diante dos cada vez mais tensos conflitos envolvendo indígenas e produtores rurais em Douradina, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, retorna ao Estado. Uma comitiva da pasta desembarca hoje em Campo Grande para ver de perto a situação no local.