Troféu – Evento voltado para homenagear mulheres, a sessão solene para entrega do troféu Celina Jallad, que neste ano reuniu mães atípicas, levou diversas autoridades durante a manhã de ontem à Assembleia Legislativa. A apresentação cultural também poderia contar com alguma artista, porém, ficou a cargo de uma dupla sertaneja formada por homens.
Volta – Por se tratar de uma sessão solene, os deputados estaduais não analisaram ou votaram propostas na manhã de ontem. Hoje, os parlamentares retornam às sessões ordinárias discutirem projetos. Só para lembrar, o encontro desta quarta-feira, dia 12 de março, será apenas o segundo no mês que começou com ponto facultativo de Carnaval.
Compliance – Decretado ontem pelo governador Eduardo Riedel (PSDB) a PCP (Política de Compliance Público) tem a proposta de dar maior visibilidade e transparência na gestão pública. Todos os órgãos do Executivo serão obrigatórios a desenvolver e realizar ações pré-determinadas, além de aprimorar a transparência na administração pública.
Eixos – A política de compliance do Governo do Estado será baseado em dois eixos definidos, segundo publicado no Diário Oficial. Um deles, a integridade, que envolve ética, conduta, transparência e responsabilização, enquanto o outro, trata da gestão de riscos.
2026 – Um dos primeiros a anunciar o nome como pré-candidato à presidência da República nas eleições do ano que vem, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), deve passar por Mato Grosso do Sul nos próximos meses para se lançar como postulante ao cargo. Conforme a presidente da legenda no Estado, ex-deputada Rose Modesto, Caiado deve cumprir agenda ainda neste semestre.
Protesto – Parte dos comerciantes instalados na Avenida Coronel Ponciano, no trecho que vai da Avenida Marcelino Pires até a Rua Palmeiras, estudam fazer um protesto nos próximos dias. A reclamação é pelos problemas de acesso - que ficou dificultado - e falta de estacionamento nesse ponto da via.
Protesto 2 – Inicialmente, esses empresários prometem estender uma faixa em frente aos respectivos comércios simbolizando o ‘luto’ por conta da queda, segundo relatado à Na Lata!, das vendas nos estabelecimentos. As medidas devem começar já a partir da próxima semana e pode se estender, resultando em outras atividades por parte do grupo.