Remodelado – O portal oficial da Câmara de Vereadores de Dourados passou por uma repaginada e apresenta um novo layout, aparentemente bem mais organizado que o antigo. Ainda em fase de atualização, o site conta com ferramentas dinâmicas para fiscalização da própria população em relação aos trabalhos e também despesas dos parlamentares.
Retornando – Os deputados sul-mato-grossenses Marcos Pollon e João Henrique Catan, que passaram uns dias nos Estados Unidos participando da posse do presidente Donald Trump, começam a retornar ao Brasil. Agora é torcer para que o custeio dessa viagem não seja pago com o dinheiro público.
Sustentabilidade – Por falar em Trump, enquanto o novo presidente estadunidense pensa em ampliar a utilização dos combustíveis fósseis, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), citou durante palestra no Fórum Econômico realizado na Suíça, as ações desenvolvidas pelo Estado para aumentar cada vez mais o uso de ‘energia limpa’. "A transição energética tem consequência social direta no desenvolvimento econômico", disse, ao relatar os investimentos feito pelo Governo no quesito sustentabilidade.
Convênio – Extrato de termo de fomento firmado entre a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) oficializou o repasse de pouco mais de R$ 1,2 milhão à entidade que comanda o futebol estadual. O convênio foi publicado na edição de terça-feira do Diário Oficial do Estado.
Transparência – Conforme o documento, o dinheiro deve ser liberado “de acordo com o Plano de Trabalho” apresentado pela Federação diante de um cronograma financeiro. Ou seja, o Governo do Estado tem cobrado ampla transparência desses valores, principalmente depois das investigações que resultaram na Operação Cartão Vermelho, deflagrada pelo Gaeco em maio do ano passado, apontando para suspeita de desvio de mais de R$ 6 milhões da antiga direção da FFMS. A ação destronou Francisco Cezário de Oliveira, que presidiu a entidade por quase três décadas.
Parquímetro – Um dos ‘maiores mistérios’ da administração pública municipal, o contrato de prestação de serviços do estacionamento rotativo em Dourados, entrou mais uma vez na pauta de cobranças do Legislativo. O vereador Márcio Pudim (PSDB) disse esperar maior rigor por parte do governo do correligionário Marçal Filho para fiscalizar a EXP Parking, responsável pela concessão.
Parquímetro ainda – Pudim disse que durante todo o mandato anterior buscou explicações com o governo Alan Guedes (PP), porém, segundo ele, as respostas não eram convincentes.