Projeto – Há tempos em fase de ajustes e com a previsão mais recente apontando para a primeira quinzena de março, o processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, ainda segue sem uma data específica para abertura.
Visita – Apesar do acordo para a obra ser tocada pelo Governo do Estado, os recursos são da União através do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento). A estimativa é de uma agenda nos próximos dias em Mato Grosso do Sul com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, para o anúncio não apenas desta, mas de outras ações que o Governo Federal implementará no Estado.
Não confirmada – Para esta semana, havia também a expectativa da vinda do presidente Lula (PT) ao Mato Grosso do Sul, porém, isso não se concretizou. Além de obras em aeroportos [de Dourados, Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá], a União anunciará no Estado investimentos na hidrovia do Rio Paraguai.
Definido – Com eleição suplementar agendada para 6 de abril, o município de Paranhos terá chapa única na disputa eleitoral após Heliomar Klabunde (MDB), vencedor do pleito em outubro passado, ter sido impedido pela Justiça Eleitoral de assumir o cargo. Atual interino Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB) formam a majoritária e têm até hoje para o registro das candidaturas.
Curiosidade – Ainda em Paranhos, os dois partidos que fazem a ‘dobradinha’ na eleição chapa única foram rivais no pleito de 2024. Na ocasião, o emedebista venceu o rival Donizete Aparecido Viaro (PSDB) nas urnas. Klabunde contabilizou 3.609 votos contra 3.470 do adversário.
Acumulado – Com a confirmação de mais um prefeito vencendo as eleições, o PSDB, que ainda não definiu o futuro da legenda no país, chegará a 45 chefes do Executivo nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Volta – Depois de duas semanas, a Câmara de Dourados retoma hoje as sessões ordinárias e com dois encontros consecutivos. Um deles será para compensar a não realização dos trabalhos da segunda de Carnaval, conforme ato publicado pela Mesa Diretora e que decretou o ponto facultativo.