Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Câmara define hoje quem entra na disputa pela 2ª secretaria

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

30 setembro 2021 - 00h04

Passou – Proposta de dar ao Aeroporto Internacional de Campo Grande o nome do empresário Ueze Elias Zahran, morto em 2018 aos 94 anos, foi aprovada no final da tarde de terça-feira (28/9) na Câmara dos Deputados. O projeto é autoria do senador Nelsinho Trad (PSD). 

Passaporte – O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, afirmou ontem durante anúncio do retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino que Mato Grosso do Sul não adotará nesse momento o ‘passaporte sanitário’, alvo de polêmica nos últimos dias. Apesar da decisão, o uso de máscara e álcool gel continua sendo recomendados. 

Imunização – Em outra agenda, na inauguração da Deleagro (Delegacia de Combate a Crimes Rurais e Abigeato), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) reforçou a necessidade da vacina contra o coronavírus como forma de conter o avanço da doença. “A gente respeita quem não quer se vacinar, mas é importante”, disse, também descartando o ‘passaporte’. 

Mudança – Antes semanal, as reuniões com membros do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) para definir novas medidas ou flexibilização de restrições em Mato Grosso do Sul passarão a ser realizadas a cada duas semanas.

Cornetada – Entrevista do apresentador José Luiz Datena ao portal UOL para falar sobre a possível fusão entre PSL [partido que faz parte] e DEM o levou a ‘cornetar’ o ex-ministro da Saúde do Luiz Henrique Mandetta e a possibilidade dele ser a terceira via nas eleições presenciais do ano que vem, polarizada atualmente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT). “O Mandetta já se colocou como terceira via. Nem como quarta via acho que ele tem chance de se posicionar”, disse.

Assembleia – O ‘debate’ petista/bolsonarista na Assembleia de Mato Grosso do Sul ganhou novo capítulo ontem, e mais uma vez entre Pedro Kemp (PT) e Coronel David (sem partido). Após David afirmar crer num Brasil melhor em 2022 com o atual governo, Kemp retrucou e disse para o colega de Casa ‘pular do barco enquanto ainda é tempo’, mencionando que o mandato atual de Jair Bolsonaro estaria afundando.  

Arquivado – A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) rejeitou por unanimidade durante reunião na manhã de ontem, o Projeto de Lei 63/2021, de autoria do deputado estadual Capitão Contar (PSL) pedindo informações relativas aos valores repassados pelo Governo Federal ao Estado durante a pandemia do coronavírus. 

Justificativa – No entender do relator, deputado Eduardo Rocha (MDB), a proposta protocolada na Casa em março deste ano apresenta vício de legalidade por já existir uma Lei Federal no mesmo teor. O parecer dele foi acompanhado dos outros integrantes da Comissão. 

Concorrência – Dois nomes devem entrar na disputa pela vaga deixada por Lia Nogueira (PP) na 2ª secretaria da Mesa Diretora da Câmara de Dourados. Os vereadores interessados têm até hoje às 15h para protocolar a participação na escolha, na próxima segunda-feira. 

Mais concorrência – Liandra Brambilla (PTB) e Rogério Yuri (PSDB) estariam dispostos a ‘brigar’ pelo cargo. O segundo, chegou a ser procurado por alguns parlamentares para concorrer e teria gostado da ideia, porém ainda analisa o quadro, enquanto Liandra também se mostrou interessada e deve protocolar a decisão nesta quinta. A Mesa Diretora da Câmara é composta ainda pelos vereadores Laudir Munaretto (MDB), Cemar Arnal (Solidariedade) e Juscelino Cabral (DEM), presidente, vice e 1º secretário, respectivamente. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado critica sessão online ao falar para poucos colegas
Vereador afastado e alvo de processante vai à Câmara durante sessão
Empréstimo milionário começa a ser analisado essa semana pela União
CPI que começou em 2019 na Assembleia, será retomada na próxima semana
Câmara abre licitação para produzir conteúdo e ter "canal de TV"

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada