Reformulação – Apenas parte dos ‘13 novatos’ eleitos para a Câmara de Dourados no pleito deste ano não serão estreantes na função por já terem passado pelo legislativo local no passado. De novo mesmo entre os escolhidos pela população, são nove.
Debutantes – Daqueles que nunca ocuparam a cadeira na Casa estão Liandra da Saúde (PTB), Márcio Pudim (DEM), Juscelino Cabral (DEM), Rogério Yuri (PSDB), Fábio Luiz (Republicanos), Diogo Castilho (DEM), Daniel Junior (Patriota), Creusimar Barbosa (DEM) e Marcão da Sepriva (Solidariedade).
Passaram – Lia Nogueira (PP) já assumiu cargo de vereadora como suplente em 2018, enquanto Marcelo Mourão (Podemos), Laudir Munaretto (MDB) e Cemar Arnal (Solidariedade) ocuparam mandato completo em outras legislaturas.
Mesa – Surpresa pela votação expressiva e o segundo lugar entre os 19 parlamentares eleitos no pleito de domingo, Lia Nogueira (PP) sinaliza que deve buscar uma vaga na Mesa Diretora da Câmara de Dourados.
Articulação – Já o prefeito eleito Alan Guedes (PP) iniciou conversas e articula com os vereadores eleitos para o ano que vem. Entre os que devem fazer parte da base aliada da futura administração está Fábio Luiz (Republicanos).
Agradecimento – Rivais em campanha, o deputado estadual Barbosinha (DEM) telefonou para Alan, dois dias após a disputa eleitoral e se colocou a disposição do novo chefe do Executivo douradense. “Como bom democrata que sou, reconheci o resultado das urnas e já telefonei ao prefeito Alan Guedes me colocando à disposição na Assembleia”, disse.
Transição – Um dos principais coordenadores da campanha que elegeu o presidente da Câmara à prefeitura de Dourados, Henrique Sartori será o responsável em articular a equipe no processo de transição de governo. Assessor especial da prefeitura, Alexandre Mantovani estará à frente dos trabalhos pelo lado de Délia Razuk.
Encontro – Ontem, futuro prefeito e a atual chefe do Executivo se encontraram oficialmente pela primeira vez após a eleição. Eles foram colegas de Legislativo entre os anos de 2013 e 2016.