quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Bancada de MS no Congresso terá nova liderança a partir de agosto

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

09 junho 2021 - 00h04

Processos – A Justiça segue negando os pedidos de pessoas físicas e jurídicas de retomar as atividades econômicas ou transitar sem que ocorra medidas punitivas durante o lockdown em Dourados, instituído desde o dia 30 de maio após a publicação do Decreto 400. 

Extemporânea – A eleição suplementar para escolha do novo prefeito de Sidrolândia, agendada para o próximo domingo, traz algumas particularidades interessantes, como a formatação das chapas para o novo pleito. Eleito no ano passado, Daltro Fiuza (MDB), foi impedido de assumir pela Justiça Eleitoral. 

Vice – Mesmo fora da administração municipal, Daltro tenta emplacar a esposa, Rosi Fiuza (MDB), como vice de Vanda Camilo (PP), vereadora daquela cidade e prefeita ‘tampão’ por ter sido escolhida presidente da Câmara. Já o vice de Enelvo Felini (PSDB), outro candidato na disputa, será Lúcio Basso (DEM), em substituição a Moacyr de Almeida (Patriota), morto na segunda-feira em decorrência da Covid.

Conhecido – Lúcio é filho do ex-prefeito Ari Basso (PSDB), eleito em 2013 na mesma situação que o município se encontra atualmente e, em substituição a Enelvo Felini, vencedor do pleito em 2012, mas proibido de assumir por determinação da Justiça Eleitoral, após ter a candidatura cassada por irregularidade ocorrida em 2003, quando ocupava o cargo de prefeito da cidade. 

Líder – A senadora Simone Tebet (MDB) será a nova coordenadora da bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional a partir de agosto. A função atualmente está a cargo do colega dela de parlamento, Nelsinho Trad (PSD). A decisão foi tomada entre os 11 parlamentares (8 deputados federais e três senadores) na terça-feira.

Período – Simone ficará na função até fevereiro do ano que vem e após esse tempo, a coordenação da bancada será repassada a um deputado federal do Estado. O cargo tem como finalidade representar os parlamentares em comissões do Congresso, definição de emendas e outros assuntos de interesse de municípios e do Estado com ministérios. 

Substituição – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) solicitou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa durante a sessão de ontem, a inclusão do recém-empossado Amarildo Cruz (PT) nas oito comissões permanentes da Casa que Cabo Almi – morto em decorrência da Covid – fazia parte. 

Posição – Membro em sete delas, como Turismo, Indústria e Comércio, Agricultura e Desenvolvimento Agrário e assuntos indígenas e Quilombolas, o ex-deputado ainda era vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Casa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Resposta no MDB, aniversário de obra e contrato assinado

Barbosinha vai comandar o PSD em Dourados com missão de estruturar o partido

Clima no MDB esquenta e vereador faz críticas na tribuna da Câmara

Aproximação política, cerimônia não tão concorrida e oficialização de filiação

Mudança; protestos e debate por pré-candidatura

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta