sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
35ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Autoridade que não comparecer à Câmara após convocação pode responder por improbidade

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

12 agosto 2024 - 00h06

Convocação – A Mesa Diretora da Câmara de Dourados promulgou emenda à Lei que trata sobre a convocação de autoridade pública para prestar esclarecimentos ao Parlamento Municipal. 

Novidade - Um novo capítulo foi criado para tratar sobre a chamada de secretários e outras autoridades públicas municipais para prestarem esclarecimentos de interesse público à população. 

Normas – Quando chamado, a autoridade pública em questão terá cinco dias úteis após a notificação para se apresentar com tempo para explicar o assunto pertinente e responder perguntas dos parlamentares, sob possibilidade de responder por improbidade administrativa.

Exceção - A norma, porém, não abarca a convocação de quem ocupa a função de prefeito, que poderá ser convidado pela Câmara, sem incidência da caracterização do ato de improbidade administrativa caso não compareça, explica em parágrafo único a emenda. 

Registro – Mais dois pré-candidatos a prefeito e respectivos vices em Dourados já constam no sistema da Justiça Eleitoral. Desde a sexta-feira, os nomes de Marçal Filho (PSDB)/Gianni Nogueira (PL) e Racib Harb/ Oswaldo Arnez, ambos do Novo, aparecem aguardando aprovação para a disputa de outubro. 

Eleições – A semana inicia e com ela prazos importantes do calendário eleitoral. Até a próxima quinta-feira, 15 de agosto, partidos, federações e coligações precisam encaminhar o requerimento dos registros de candidaturas para os cargos definidos em convenção. 

Eleições 2 – Já a partir de sexta-feira, fica autorizada a realização de propaganda eleitoral, inclusive na internet, por parte de postulantes aos cargos pré-determinados para a disputa do pleito.  

Mudança – Diante da impossibilidade do deputado federal Luiz Ovando se tornar vice na chapa encabeçada pela atual prefeita Adriane Lopes, o Progressistas desistiu da candidatura e confirmou o nome de Camila Nascimento de Oliveira, do Avante, para o lugar do parlamentar. Ovando não poderá participar do pleito por não ter se afastado da TV Educativa, onde apresentava quadro sobre saúde, até a data estipulada. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vídeos com candidatos, gastos de campanha e Infraero em Dourados

PP faz ‘provocação’ e cita chateação com Bolsonaro, mas garante ‘todos juntos’ em 2026

Ex-ministros do governo Bolsonaro vêm a Dourados fazer campanha para Alan

Nova pesquisa; escassez de cabos eleitorais e lembrança de ‘santinho’

Desfile; contrato da Coronel prorrogado e concessões

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos