quinta, 19 de junho de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Atitude de Marçal refletindo na capital; novela perto do fim e homenagem na Alems

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

04 junho 2025 - 00h04

Busão – A redução do preço da tarifa do transporte coletivo em Dourados refletiu em Campo Grande nesta semana. Durante sessão na Câmara de Vereadores da Capital, Landmark Ferreira Rios (PT), que atuou como secretário nas gestões de Murilo Zauith e Délia Razuk e atualmente ocupa uma cadeira no parlamento daquela cidade, teceu elogios ao prefeito Marçal Filho (PSDB), no comparativo com Adriane Lopes (PP). 

Busão ainda – “Campo Grande tudo é difícil! Esses dias estava falando no rádio o prefeito Marçal Filho, sobre transporte público. Lá a tarifa era R$ 3,25 e reduziu para R$ 3. Lá, não tem ar condicionado [nos ônibus]. Ele falou, vai ter ar. Aqui em Campo Grande, CPI! Lá, ele [prefeito] baixou a tarifa e [pediu] ar-condicionado no busão. Que a prefeita Adriane Lopes siga o exemplo de Dourados e outros municípios do Brasil”, disse. Para contextualizar, na capital, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) investiga os serviços prestados pelo Consórcio Guaicurus, que explora o transporte público na cidade.

Validada – Liminar concedida após mandado de segurança impetrado pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL), contra a Assembleia Ordinária da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), realizada em abril, foi suspensa na segunda-feira pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), validando a legitimidade do encontro. 

Na Câmara – Projeto apresentado pelo deputado federal por Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon (PL), quer proibir a presença de menores de 18 anos em paradas de orgulho LGBTQIA+ em todo o território nacional. A proposta segue em tramitação na Câmara dos Deputados.

Na Assembleia – Proposta protocolada pela deputada estadual Gleice Jane (PT) quer vedar a prática de ceva de animais silvestres em todo o território sul-mato-grossense, com penalização em multa àqueles que descumprirem a determinação. A medida vem de encontro como caso do caseiro Jorge Ávalos, morto em abril deste ano, após ser atacado por uma onça-pintada no pesqueiro que trabalhava, no município de Aquidauana.

Homenageado – Um dos nomes citados durante as investigações que resultaram na Operação Uragano, deflagrada em 2010 apurando esquema de corrupção em Dourados, o ex-deputado estadual Ary Rigo pode dar nome ao Anel Viário de Maracaju. A proposta foi apresentada ontem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a pedido de um vereador daquele município. Rigo faleceu em 2021, aos 74 anos, após sofrer um acidente doméstico. 

Encontro – Deputados estaduais e o governador Eduardo Riedel (PSDB) se encontram hoje pela manhã, na sala da presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para discutir o pagamento das emendas parlamentares, que acontecerá nos próximos dias.

Viagem – Ao comunicar ausência na sessão desta quarta-feira para compromissos em Brasília (DF), o deputado estadual Zeca do PT disse ter tentado uma agenda com Lula na capital federal, porém, sem sucesso devido a viagem do presidente à França, onde recebe hoje o certificado do país de área livre de aftosa. 

Agora vai? – Uma das intermináveis novelas que só Dourados proporciona aos seus moradores, parece, estar próxima do fim. Ontem, o Governo do Estado publicou a OS (Organização Social) que fará a gestão do Hospital Regional do município. 

Tempo, tempo... - A obra foi lançada no longínquo 2014, ao fim do segundo mandato de André Puccinelli (MDB), passou pelos oito anos das administrações Reinaldo Azambuja e todo o governo Riedel até o momento, sem que fosse entregue à população. A expectativa agora – após tantas outras – é que a unidade possa funcionar nos primeiros meses de 2026.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Para tuiuiú: deputado critica reformas em aeroportos após suspensão de voos

Homenagens, oração por saúde e aumento de vagas na Câmara

Debate sobre legislativo; hora de cobrar e retorno comemorado

Município quer trocar de nome para não ter confusão com MT

Passagem nas alturas; caramelo, tuiuiú e bronca de deputado

Mais Lidas

DOURADOS

Após meninas faltarem na escola, denúncia leva a prisão de dois jovens por estupro em Dourados

CLIMA

Inverno começa com previsão de queda brusca de temperatura e mínima de 5ºC em Dourados

MS-112

Motorista de caminhonete morto em acidente teria invadido pista contrária

CENTRO

Perseguição termina em acidente e motorista bêbado hospitalizado em Dourados