terça, 12 de maio de 2026
Dourados
7ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Assembleia vai manter blocos mesmo com mudanças na janela

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

15 abril 2026 - 00h04

Repasse – A cerimônia de assinatura do contrato de empréstimo no valor de R$ 1 bilhão para obras de infraestrutura viária em Mato Grosso do Sul, se tornou tema de debate na Assembleia Legislativa na sessão de ontem, horas antes do govenador Eduardo Riedel (PP) e o presidente Lula (PT) formalizarem o acordo em Brasília (DF). 

Justificativas – Durante sua fala, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) citou que mesmo com o governo estadual se opondo politicamente ao atual presidente, o repasse feito através do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) foi realizado. Logo em seguida, o presidente da Casa, deputado Gerson Claro (PP), ainda relatou que ações voltadas à população devem estar acima de qualquer questão ideológica. 

Blocos – Ainda na sessão de ontem no Legislativo sul-mato-grossense, ficou ajustado que os deputados continuarão nos mesmos blocos e comissões já existentes na Casa antes da ‘janela partidária’, período autorizado pela Justiça Eleitoral para parlamentares com mandato, mudem de sigla sem risco de punições.

Mudanças – Entre os dias 5 de março e 3 de abril, mais da metade dos deputados estaduais mudaram de partido, alterando, e muito, a composição da Assembleia em relação àquela formatada em 2022. 

Aumento – Sessão dupla realizada na segunda-feira pela Câmara de Dourados, aprovou Projeto de Lei apresentado pelo Executivo aplicando reajuste de 4,5% aos servidores públicos municipais. 

Adiado – Mais uma vez o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados cancelou reunião para dar andamento em duas representações contra o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Marcos Pollon (PL-MS), que podem resultar na suspensão dele das atividades parlamentares. Ainda não foi definida nova data para análise. 

Representações - No ano passado, Pollon e outros deputados ocuparam a cadeira do presidente da Casa, deputado Hugo Motta, impedindo o andamento de uma das sessões. Em outro ato, ele hostilizou o memo parlamentar em discurso feito sobre um caminhão, em ato realizado em Campo Grande.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senadora cita confidências e pedidos de conselho com presidente de sindicato

Apelo por dobradinha; recursos ao município e traje de ‘texano’

Expoagro de ‘vitrine’; suplente e novo presidenciável

Discussão na Alems; atração na fronteira e banco de dados

Torres gêmeas; abertura de sessão e autopropelidos

Mais Lidas

LOGÍSTICA

Começa obra que encurtará distância entre Capital e município do interior

60ª EXPOAGRO

Domingo tem premiação de Laço Comprido e final do Rodeio em Touros e Cavalos na 41ª Festa do Peão

EXPOAGRO

Provas de rodeio são canceladas hoje; finais acontecem amanhã

CLIMA

Dourados registra a temperatura mais baixa do ano nesta segunda