Pedidos – Até a tarde de ontem, a Justiça Eleitoral havia divulgado 70 pedidos de candidaturas já protocolados junto ao sistema em Mato Grosso do Sul. Todos ainda aguardam por julgamento nos próximos dias.
Detalhamento – Conforme o divulgado, 27 solicitações são para cargo de deputado federal, 38 para estadual e a chapa majoritária da federação Psol/Rede, com pedidos para governo, vice, senador e os dois suplentes.
Crítica – Retorno das sessões da Assembleia Legislativa ontem teve crítica do presidente Paulo Corrêa (PSDB) a algumas determinações da Justiça Eleitoral. Uma delas tem a ver com a obrigatoriedade de cobrir valores e especificidades das placas de obras que já estão em andamento.
Suspenso – Ainda na Assembleia, os parlamentares receberam aviso que todas as sessões comemorativas e audiências públicas foram canceladas até o dia 2 de outubro, quando ocorre o 1º turno das eleições. A medida também faz parte determinação da Justiça para evitar promoção pessoal dos deputados.
Dobradinha – Se aprovado o nome de Soraya Thronicke na convenção nacional do União Brasil na sexta-feira, Mato Grosso do Sul emplacará na disputa à presidência da República, duas mulheres senadoras. Além dela, Simone Tebet (MDB) já passou pelo ‘crivo’ do partido.
Feminina – Falando em Simone, ontem o nome de Mara Gabrilli (PSDB), senadora por São Paulo, foi oficializado como vice da sul-mato-grossense.
Eleições – Brincadeira de criança, ambiente familiar, choro ‘de soluçar’, pastel, garapa, tapinha nas costas. É, os sintomas estão aí e a campanha eleitoral começou a ganhar forma.