*Colaborou Cristina Nunes
Cachimbo – Após revolta de parlamentares e até debate para que o Partido dos Trabalhadores deixasse a base aliada do Governo do Estado diante do posicionamento do governador Eduardo Riedel (PSDB) sobre presos de ‘8 de janeiro’, o deputado estadual Zeca do PT acendeu, por conta própria, o ‘cachimbo da paz’ na sessão de ontem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e rasgou elogios ao chefe do Executivo estadual.
Cachimbo ainda – Durante a fala no pequeno expediente – onde os deputados realizam discursos de curta duração -, o parlamentar agradeceu a ‘sensibilidade de Riedel em atender a demanda da agricultura familiar’, buscando selar a paz ainda abalada. O relato de Zeca é sobre projeto de certificação dos produtos destes pequenos agricultores, que começou a tramitar na Casa de Leis.
Regulamentado – Semanas após definição em Plenário, a Assembleia Legislativa regulamentou e oficializou o período para realização das eleições dos integrantes da Mesa Diretora da Casa para os dois últimos anos de cada ciclo.
Como ficou - Antes, o regimento estabelecia que a escolha deveria ocorrer até a antepenúltima sessão ordinária do segundo ano legislativo, agora, ela impõe uma medida específica, que vai a partir de 15 de outubro, até o limite da antepenúltima sessão daquele ano.
Atendimento – Apesar da criação do Grupo de Trabalho para dar agilidade nos boletins de ocorrência de casos de violência doméstica represados nas delegacias de Dourados, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) voltou a pedir atenção maior do Governo em relação às delegacias especializadas de atendimento à mulher no interior do Estado. Em municípios como Dourados, por exemplo, esses locais funcionam com horário fracionado para atender as vítimas e apenas de segunda a sexta-feira. A ideia é que as delegacias fiquem abertas 24h.
No CAM – Apresentação das ações dos “100 dias” da gestão Marçal Filho em Dourados durou aproximadamente duas horas e reuniu todo o secretariado durante a manhã de ontem, no CAM (Centro Administrativo Municipal). Na coletiva, além do posicionamento do prefeito, os titulares de pasta detalharam medidas tomadas nesse período de gestão e tiraram dúvidas sobre determinados assuntos.
Auditoria – Ainda em relação ao balanço, Marçal atualizou a situação da auditoria a ser realizada nas contas da Funsaud (Fundação de Saúde de Dourados), relatada por ele logo no primeiro dia de gestão. O pregão para a contratação da empresa que fará a ‘devassa’ nos números da Fundação deve ser realizado nos próximos dias.
#TBT – Para finalizar os ‘dígitos’ sobre os 100 dias, em uma rápida pesquisa de arquivo, Na Lata! resgatou colunas com tópicos sobre o tema nas administrações Délia Razuk e Alan Guedes, respectivamente nos anos de 2017 e em meio a pandemia, em 2021. E, nos relatos, fica evidente as dificuldades encontradas pela prefeita em relação aos sucessores neste início de gestão. Para relembrar os assuntos e fazer uma viagem no tempo nesta sexta-feira, basta clicar neste link e também aqui.