Barulho – Entidades sindicais de servidores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) prometem ato antes, durante e depois do show da cantora Ana Cañas, hoje à noite no auditório da Unidade II da instituição, na Cidade Universitária. A mobilização é para lembrar os três anos de intervenção e contra o que eles classificam como ‘sucateamento da cultura’ na Universidade.
Fórum – Autoridades brasileiras, do Paraguai, Chile e Argentina são esperadas entre hoje e amanhã em Mato Grosso do Sul para o 1º Fórum ‘A integração dos Municípios do Corredor Bioceânico’. O evento ocorre na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, a partir das 8h.
Suspensa – Por conta do evento, a sessão prevista para hoje na Casa de Leis não ocorrerá, conforme ato publicado pela Mesa Diretora na terça-feira (24/5), retornando na próxima semana.
Anunciou – Com a cúpula do PSDB nacional ainda em dúvida sobre candidatura própria ou apoio a outra legenda na chamada terceira via, o MDB confirmou ontem junto do Cidadania o nome da senadora sul-mato-grossense Simone Tebet como pré-candidata à presidência da República.
Palanque – Apesar de um possível apoio tucano ao nome da parlamentar emedebista a nível nacional, ele não deve ser seguido em Mato Grosso do Sul, onde o pré-candidato ao Governo, Eduardo Riedel (PSDB), afirmou que dará palanque ao presidente Jair Bolsonaro (PL) na busca pela reeleição.
Rivais – Além disso, assim como o PSDB já trabalha com nome para se manter no poder após o fim do mandato de Reinaldo Azambuja, o MDB também. O partido tenta retornar ao Parque dos Poderes com o ex-governador André Puccinelli.
Distorcendo – Do discurso do deputado João Henrique Catan (PL) durante sessão de ontem da Assembleia, pouco se aproveita. Na tentativa de se justificar, na Tribuna, sobre a salva de tiros realizada por ele durante votação de projeto, o parlamentar remeteu a história de ‘Guilherme Paraense’, primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro no tiro esportivo em Jogos Olímpicos, como defesa.
Ainda distorcendo – Porém, a denúncia contra ele feita à Corregedoria não tem ligação com a votação e aprovação do projeto que considera os praticantes de tiro esportivo atividade de risco, mas sim, com a atitude tomada por um parlamentar de descarregar arma de fogo durante participação remota na sessão.
Mudança – Após deixar o PSDB na janela partidária, ingressar no União Brasil e se tornar pré-candidata do partido à eleição para o Governo, a deputada federal Rose Modesto perdeu o cargo de 3ª secretária que ocupava na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O posto era destinado ao partido a que ela foi eleita em 2018.
Zerado – Sem que outros integrantes da legenda na bancada sul-mato-grossense interessados na disputa, Geovania de Sá de Santa Catarina foi a escolhida em votação dos parlamentares na tarde de ontem na Casa, comisso, o Estado não tem mais representantes na Mesa. A nova formatação mantém Artur Lira (PP/AL) presidente e Luciano Bívar (União Brasil/PE) primeiro secretário e tem ainda Lincoln Portela (PL/MG) e Odair Cunha (PT/MG) eleitos vice-presidente e segundo secretário, respectivamente.