Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 9860-3221
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Alerta de ministro contra coronavírus inclui evitar compartilhar tereré

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

27 fevereiro 2020 - 00h04

Decreto – Foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial do Estado o decreto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), concedendo luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini. O político também atuava como assessor especial do Escritório de Gestão Política, vinculado à Governadoria.

Violência – Levantamento realizado pelo jornalista Edivaldo Bitencourt, do blog O Jacaré, mostra que o ex-prefeito de Amambai, morto na segunda-feira após ser ferido a tiros por um dos funcionários de sua fazenda, foi o quinto político assassinado em Mato Grosso do Sul em duas décadas. 

Mais violência – No final de outubro de 1999, a então prefeita de Mundo Novo, Dorcelina Forlador (PT) foi atingida a tiros na casa onde morava. Já em 2010, o presidente da Câmara de Alcinópolis, Carlos Antônio Carneiro, acabou vítima de emboscada na Capital. Cinco anos depois, pistoleiros executaram o ex-deputado estadual e federal Oscar Goldoni, em Ponta Porã. No mesmo município, mas em janeiro do ano passado, Chico Gimenez, que disputou a prefeitura em 2016, acabou alvo de atiradores.

Apoio – O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) ‘bateu o pé’ ao dizer, em entrevista à Rádio Grande FM, no sábado, que o colega de Assembleia e correligionário, José Carlos Barbosa, o Barbosinha é sim o pré-candidato à prefeitura de Dourados nas eleições municipais de outubro. 

Agressivo – Aos microfones da rádio, ele evidenciou ainda o racha com o atual presidente da Câmara de Dourados, Alan Guedes (DEM), que está deixando o partido e deve também entrar na disputa pelo Executivo local, alegando que o parlamentar não ‘fará falta’ à legenda. 

Candidatura – Em visita a Mato Grosso do Sul no sábado passado, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou que Campo Grande está nos planos da legenda para a disputa pela prefeitura. O nome do deputado estadual Pedro Kemp foi citado durante o encontro realizado na Capital. 

Alerta – Diante do primeiro caso confirmado no país e a suspeita do novo coronavírus no Estado, os sul-mato-grossenses receberam aviso do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta: evitas as tradicionais rodas de tereré. 

Anúncio – A fala do ministro ocorreu durante coletiva na manhã de ontem, em Brasília, para tratar do assunto. Mandetta ainda alertou os apreciadores do chimarrão, outra bebida a base de erva mate, como potencial transmissor da doença que já matou mais de 2,7 mil pessoas na China. 

Retorno – Servidores públicos municipais retornam aos trabalhos nesta quinta-feira após um longo período de descanso. Ponto facultativo decretado pela prefeita Délia Razuk (PTB), concedeu ‘folga’ de sábado até ontem aos trabalhadores que não atuam em serviços emergenciais. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Braz ironiza suplentes por vaga na Câmara: “não adianta soltar rojão”
Disputa por vaga na Câmara faz Délia perder três secretários
Réu em processo e no grupo de risco do coronavírus, vereador é autorizado a se isolar em fazenda
Marçal deve ser candidato do governo à prefeitura e abrir brecha para 3º deputado do DEM na AL
Prefeitura não vai penalizar responsáveis por aglomeração em protesto

Mais Lidas

DOURADOS
Exame de jovem que morreu no HU testa negativo para coronavírus
COVID-19
Dourados tem mais um caso confirmado de coronavírus
DOURADOS
Jovem morre no HU e município pede agilidade no resultado do exame de coronavírus
CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações