Esquentou – Ação com policiais militares do Choque na manhã de ontem para desbloquear vias interditadas pela comunidade indígena que protesta pela falta de água, em Dourados, gerou acalorado debate dentro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Esquentou 2 – Nem mesmo parlamentar da base aliada, como a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), deixou passar em branco a operação policial e criticou, após ver imagens da ação compartilhadas pelas redes sociais, a forma como a Segurança Pública de MS agiu para desobstruir a MS-156 e também a via próxima ao Hospital da Missão. Houve confrontos entre as partes e disparos de bombas de efeito moral pela PM.
Ferveu – Mas, o ponto alto da discussão ocorreu durante a fala do deputado estadual Pedro Kemp (PT), que afirmou que responsabilizaria o secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, se a operação terminasse em óbito no local. Houve inclusive pedido de aparte por parte do colega de Casa, Coronel David (PL), resultando em bate-boca entre ambos.
Nova agenda – Após suspender a visita ao Mato Grosso do Sul, o presidente Lula deve desembarcar no Estado no próximo dia 4 de dezembro. A agenda, a princípio, continuará a mesma, oficializar a demarcação da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João, na fronteira com o Paraguai.
Resolve! – Seria interessante também, o presidente esticar um pouco a viagem e desembarcar em Dourados para acompanhar de perto o drama vivido pela população indígena na Reserva do município. Até porque, a comunidade ali tem acesso restrito ao principal bem para manter a sobrevivência humana, que é a água.
Leitura – Após presentear Lula (PT) com o livro ‘O Voo das Borboletas’, de sua própria autoria, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), realizou noite de autógrafos em São Paulo (SP) na segunda-feira e recebeu diversas autoridades como convidados, entre elas, o ex-presidente da República, Michel Temer (MDB).
Folguinha – Servidores públicos municipais de Dourados não terão tempo de ‘curtir a ressaca’ do Ano Novo e já retornam para o batente no dia 2 de janeiro, conforme decretado pela administração municipal. Em compensação, o ponto facultativo do final de ano começa no dia 23 de dezembro.