Visita – Está previsto para a próxima quarta-feira (13/11) a visita do ministro da Educação, Camilo Sobreira de Santana, ao Mato Grosso do Sul. Ele desembarca em Campo Grande para participar de uma ação de expansão do programa ‘Pé-de-Meia’, criado pelo Governo Federal.
Imbróglio – A novela envolvendo a concessão da BR-163 que corta Mato Grosso do Sul de Norte a Sul, pode ter um fim hoje. O TCU (Tribunal de Contas da União) pautou para esta quarta a decisão sobre a abertura de um novo processo licitatório da via ou a repactuação com a CCR MSVia, atual responsável pela estrada.
Cobrança – Ontem, durante sessão da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) cobrou a necessidade de que um representante da bancada federal sul-mato-grossense no Congresso esteja no encontro e acompanhe a decisão da Corte de Contas. Pelo contrato inicial pactuado em 2014, quando ocorreu a concessão, a expectativa era de que todo o trecho, superior a 800 quilômetros, estivesse duplicado em cinco anos, o que até hoje não saiu do papel.
Mesa – A uma semana da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a disputa pela primeira secretaria da Casa ganhou um ingrediente extra com o deputado estadual Coronel David (PL) se colocando como concorrente ao cargo, atualmente ocupado por Paulo Corrêa (PSDB).
Consenso – Hoje, é praticamente certa a permanência de Gerson Claro (PP) na presidência, com Renato Câmara, Zé Teixeira e Mara Caseiro continuando como 1º, 2º e 3º vice-presidentes, respectivamente. Já o entrave fica pela primeira secretaria, que é aquela responsável, entre outras ações, por cuidar do caixa da Assembleia. Atualmente, além de Paulo Corrêa, Pedro Kemp atua como 2º secretário e Lucas de Lima é o terceiro.
Itália – Dois deputados federais da bancada sul-mato-grossense estão desde o início da semana na Europa participando da Missão Oficial do grupo Brasil Export. Geraldo Resende e Beto Pereira, ambos do PSDB, passaram pela Itália e visitam ainda Espanha Tunísia e França. A ideia é mostrar potenciais logísticos e outras oportunidades do Brasil e, no caso dos parlamentares daqui, oportunidades em Mato Grosso do Sul.
Embaixador – Apesar da companhia de outro deputado por MS, Geraldo Resende usou publicação oficial de seu mandato para se autodenominar ‘embaixador’ do Estado na Europa. “Há pouco, apresentei a diversas delegações internacionais todo potencial de infraestrutura de transportes do Mato Grosso do Sul (...). Seguirei como um embaixador do nosso Estado, apresentando as suas potencialidades para novos negócios e investimentos”, escreveu.