O judoca Luan Simões Pimentel, natural de Camapuã, em Mato Grosso do Sul, conquistou a medalha de ouro do 2020 IBSA Judo American Championship, considerado o Parapan-Americano da modalidade para atletas com deficiência visual. A competição, organizada pela Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA), foi realizada em Montreal, no Canadá, de 10 a 12 de janeiro.
O sul-mato-grossense era o atual campeão do torneio continental, na categoria sênior leve, até 73 quilogramas. A seleção brasileira de judô, composta por 12 atletas, ainda assegurou mais oito medalhas, das quais quatro foram de ouro, três de prata e uma de bronze.
O evento no país norte-americano foi primeiro do ano contando pontos para o ranking mundial, que serve como base para definir os participantes brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Verão 2020, em Tóquio, no Japão. O evento multiesportivo acontecerá de 25 de agosto a 6 de setembro. Na última lista, divulgada em outubro do ano passado, Pimentel aparecia na 14ª posição. Apenas 12 farão parte da delegação verde e amarela.
“Essa competição foi muito importante para mim, estava precisando de bastante pontos no ranking para subir o mais rápido possível. Consegui a medalha de ouro e vou continuar na briga pela vaga”, destacou Pimentel, judoca que representa o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac), de Campo Grande.
Para alcançar o lugar mais alto do pódio em Montreal, Pimentel encarou – e derrotou – três adversários que já havia superado nos Jogos Parapan-Americanos 2019 de Lima, no Peru, para garantir mais uma condecoração dourada para o currículo. Assim como na capital peruana, seu oponente na final foi o argentino Rodolfo Fabian Ramirez, novamente derrotado por ippon. Na trajetória rumo ao ouro, o camapuanense ainda venceu o mexicano Abraham Ortiz e Anthony Ferraro, dos Estados Unidos.
O 2020 IBSA Judo American Championship foi a última competição do continente americano antes das Olimpíadas de Tóquio. Além da parada no Canadá, as etapas da Inglaterra (em abril) e Azerbaijão (em maio) do Grand Prix, da IBSA, também somarão pontos na disputa pelas vagas paralímpicas no judô.
Luan Pimentel tem baixa visão (classe B3) devido ao albinismo. O atleta de Camapuã é um dos contemplados pelo programa Bolsa-Atleta, na categoria pódio complementar, criado e oferecido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). No dia 30 de dezembro, Pimentel também foi selecionado pelo Bolsa-Atleta federal, na categoria internacional, da Secretaria Especial do Esporte e é um dos 93 sul-mato-grossenses beneficiados. (Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pacote de obras eleva qualidade de vida na cidade de Figueirão

Comarca de Água Clara entrega revitalização de sala lúdica
Anvisa suspende cinco lotes de medicamentos fabricados em Minas
REGIÃOHomem é encontrado morto no meio da rua em Ivinhema

Corumbaense vence e alcança Pantanal na ponta do Estadual Feminino

Homem que matou e carbonizou esposa e bebê vai a júri

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro
Eleitores vão às urnas no Chile para o 1º turno das eleições
PARANAÍBAPescadores encontram corpo em decomposição às margens de rio

Indígenas sul-americanos se unem em Belém por territórios e direitos
Mais Lidas

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio
