Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
BELEZA & ESTÉTICA

Sofre com espinhas durante a menstruação? Entenda por que isso acontece

Muitas mulheres relatam uma piora na pele durante a menstruação; veja o que pode ser feito para te ajudar

08 setembro 2020 - 06h00Por IG.DELAS

Problemas com acne muitas vezes são associados à adolescência, um período onde muitas alterações de hormônios acontecem, porém, a realidade é que essas alterações não são exclusivas dessa fase e muitas mulheres adultas relatam o aumento de acne nos períodos pré-menstrual e menstrual, por exemplo.

De acordo com a ginecologista Flávia Tabarini, da clínica Dr. André Braz, isso é consequência de uma alteração hormonal, que é a diminuição do estrogênio e aumento da progesterona. 

“Quando o estrogênio diminui, nós temos uma prevalência mesmo que temporária do androgênio, que é o hormônio de efeito masculino. E o estrogênio tem uma característica anti-sebo, no momento que ele diminui, você vai ter um incremento nesse tipo de produção pelas glândulas”, explica.

Apesar das alterações hormonais serem naturais nessa época do mês, é importante que a mulher fique atenta para possíveis desequilíbrios. “Muitas vezes esse desequilíbrio se desenvolve às custas de um aumento dos androgênios, como por exemplo a síndrome de ovários policísticos. E isso resulta no aumento de oleosidade como um todo, então além da oleosidade cutânea que resulta em acne, tem também a oleosidade capilar”, comenta a médica.

Para entender a própria pele e saber como cuidar, a mulher deve buscar um tratamento conjunto com um dermatologista e um ginecologista. “Não existem dicas que eu posso dar, para lidar com essa acne, o tratamento para acne é complexo e varia de caso para caso, é necessário conversar com um profissional de dermatologia”, afirma Flávia.

Uso de anticoncepcionais

Muitas mulheres não se satisfazem com o resultado de tratamentos tópicos e buscam alternativas em contraceptivos, que, por mexerem com os hormônios, podem resultar em uma melhora na acne e na oleosidade da pele. Flávia explica, porém, que uma possível melhora na pele é apenas o efeito colateral desses anticoncepcionais.

“O que acontece com o uso dos contraceptivos é o aumento de uma globulina sexual, que é a globulina que se liga a testosterona e quando ela está mais ligada, não consegue agir nos tecidos, então diminui a capacidade de ação da testosterona, resultando em menos acne. Mas é apenas um efeito colateral, não um efeito primordial buscado pelo uso da droga”, reitera a especialista.

 

Leia Também

COMER BEM
5 benefícios de beber água
TV DOURADOS NEWS
Rio Dourados tem 150 competidores no torneio "Pesca de Gigantes"
PONTA PORÃ
Soropositivo invade hospital e ameaça jogar sangue em funcionários
JUSTIÇA
Semana da Conciliação 2020 será de 30 de novembro a 4 de dezembro
MEIO AMBIENTE
MPF recorre a tribunal para afastar o ministro Ricardo Salles do cargo
IMPOSTO
Prazo para pagar licenciamento de veículo com placas final zero termina amanhã
PARAGUAI
Policiais que escoltavam brasileira resgatada de hospital são presas
TEMPO
Quinta-feira nublada com chuva a qualquer hora do dia em Dourados
SAÚDE & BEM - ESTAR
O diagnóstico precoce de Glaucoma pode evitar a perda irreversível da visão!
RESGATE
Fuga de brasileira na fronteira teve ajuda da polícia paraguaia

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
PROCURADO
Acusado pela morte de ator falsificou documento e disse ter nascido em MS