Menu
Busca quarta, 20 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA E ESTÉTICA

Queda de cabelo; o que é mito e o que é verdade sobre o tema

Estações do ano, ar quente ou uso de bonés influenciam na queda de cabelo? Tire suas dúvidas

24 setembro 2021 - 06h00Por iG Delas

A queda de cabelo pode estar associada a estresse a sintomas pós-covid, mas também tem a ver com hábitos cotidianos

A queda de cabelos pode ser um fator preocupante. Apesar de ser comum que alguns fios caiam diariamente, se essa condição for intensa e puder ser notada pela diminuição do volume das madeixas, algo não está certo. Estudo recentes mostram que a queda de cabelo pós-Covid é um dos sintomas de pessoas que tiveram a doença  e também  pode estar associada ao estresse. 

Segundo Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, o normal é que as pessoas percam cerca de 50 a 100 fios por dia e, quando o número notado é muito maior, deve-se ter atenção. "Os fios tem um ciclo natural de crescimento, repouso e queda. Cada fio em nossa cabeça se encontra em uma dessas fases, o que é absolutamente normal, mesmo que em alguns dias a perda dos fios seja maior do que em outros. O que não é normal é encontrar tufos espalhados pelo travesseiro ou pelo chão da casa, mesmo após a escovação do cabelo com a escova", informa. 

Como a queda capilar pode ser causada por diversos motivos, a especialista desmistifica afirmações referentes ao assunto e sinaliza o que de fato pode ou não colaborar com a queda capilar. Confira.

O uso do secador e chapinha podem aumentar a queda de cabelo?

Mito. Segundo Renata, as ferramentas de calor, como secador, chapinha e modelador de cachos, na verdade estimulam a quebra do cabelo. "A queda capilar está relacionada ao couro cabeludo, quando o fio cai diretamente da raiz, enquanto a quebra é quando parte da estrutura do fio é rompida, ou seja, o fio se quebra em algum ponto sem se desprender da raiz. Ainda assim, o ideal é diminuir o uso das ferramentas de calor e usar um protetor térmico para garantir a integridade das madeixas", aponta.

O cabelo cai mais em certas estações do ano?

Verdade. As mudanças de temperatura costumam exigir adaptações do corpo e da rotina para sobreviver as variações do clima. A coordenadora descreve que a luminosidade dos dias de verão estimula o crescimento do cabelo, diminui a queda dos fios, proporcionando mais proteção ao couro cabeludo. Enquanto isso, o inverno causa a descamação do couro cabeludo, por conta dos banhos quentes e do clima seco, estimulando a queda capilar. "Dessa forma, o cabelo reage as condições que é exposto", declara. 

A oleosidade estimula a queda de cabelo?

Verdade. A oleosidade provoca o excesso de sebo na raiz do cabelo o que pode estimular o surgimento de dermatite seborréica. "Esse estado seborreico entope o bulbo capilar, obstruindo os poros, o que faz com que os fios caiam com mais facilidade. Assim, higienizar os cabelos é um cuidado essencial para manter seu crescimento saudável e contínuo", diz.

Uso de chapéus e bonés contribui para a queda de cabelo?

Mito. O uso de adornos na cabeça não pode causar por si só a queda. De acordo com Renata, na verdade, bonés e chapéus, quando usados com muita frequência, estimulam a oleosidade no couro cabeludo, podendo ser agravada para um estado de dermatite seborréica. "Dessa forma, eles podem colaborar com a queda, mas não são de fato os principais responsáveis por isso", esclarece.

A queda de cabelo pode ser agravada por estresse e fatores emocionais?

Verdade. A especialista destaca que fatores emocionais tem tamanha interferência no comportamento das pessoas, que estimulam alterações hormonais, afetando seu quadro de saúde. "O estresse tem como um de seus principais sintomas a queda capilar. Não só ele, como outras condições devem ser tratadas para que um desequilíbrio não desencadeie outros problemas".

Procedimentos químicos como tintura e afins causam queda de cabelo?

Mito. Procedimentos como tintura, descoloração e alisamentos podem danificar os fios e afetar sua estrutura. "Assim como o uso de ferramentas de calor, esses processos são muito mais responsáveis pela quebra do cabelo, do que pela queda", conclui.

Leia Também

PONTA PORÃ
Após agredir servidor, interno foge de presídio na fronteira
Populares denunciam e polícia encontra grupo com drone próximo a PED
DOURADOS
Populares denunciam e polícia encontra grupo com drone próximo a PED
Após turbulência em janeiro, prefeito projeta salários de fim de ano em dia
DOURADOS
Após turbulência em janeiro, prefeito projeta salários de fim de ano em dia
SIDROLÂNDIA
De bicicleta, mulher morre após ser atropelada em rodovia
Jovem é assaltado em bairro nobre de Dourados
PORTO MADEIRO
Jovem é assaltado em bairro nobre de Dourados
VILA VARGAS
Homem é encontrado morto ao lado de caminhão e polícia apura o fato
DOURADOS
TAC prevê acessibilidade em pontos de ônibus até 2022
DOURADOS
Interno fica gravemente ferido em briga na PED
SAÚDE & BEM-ESTAR
Exercícios físicos e saúde ocular: há alguma relação?  O Instituto dos Olhos Dourados fala sobre
DOURADOS
Jovem é preso com cocaína em veículo na Vila Industrial

Mais Lidas

RIO BRILHANTE
Mulher é presa após se masturbar em praça pública
LEGISLATIVO
Em Dourados, projeto quer criar Dia Municipal do Torcedor Flamenguista
CAPTURA
Cobra é capturada em para-choque de carro na região central de Dourados
DOURADOS
Preso por violência doméstica passa por audiência de custódia e tem preventiva decretada