Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA E ESTÉTICA

Queda de cabelo; o que é mito e o que é verdade sobre o tema

20 setembro 2021 - 15h20Por Ig Delas

A queda de cabelos pode ser um fator preocupante. Apesar de ser comum que alguns fios caiam diariamente, se essa condição for intensa e puder ser notada pela diminuição do volume das madeixas, algo não está certo. Estudo recentes mostram que a queda de cabelo pós-Covid é um dos sintomas de pessoas que tiveram a doença  e também  pode estar associada ao estresse.

Segundo Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, o normal é que as pessoas percam cerca de 50 a 100 fios por dia e, quando o número notado é muito maior, deve-se ter atenção. "Os fios tem um ciclo natural de crescimento, repouso e queda. Cada fio em nossa cabeça se encontra em uma dessas fases, o que é absolutamente normal, mesmo que em alguns dias a perda dos fios seja maior do que em outros. O que não é normal é encontrar tufos espalhados pelo travesseiro ou pelo chão da casa, mesmo após a escovação do cabelo com a escova", informa.

Como a queda capilar pode ser causada por diversos motivos, a especialista desmistifica afirmações referentes ao assunto e sinaliza o que de fato pode ou não colaborar com a queda capilar. Confira.

O uso do secador e chapinha podem aumentar a queda de cabelo?

Mito. Segundo Renata, as ferramentas de calor, como secador, chapinha e modelador de cachos, na verdade estimulam a quebra do cabelo. "A queda capilar está relacionada ao couro cabeludo, quando o fio cai diretamente da raiz, enquanto a quebra é quando parte da estrutura do fio é rompida, ou seja, o fio se quebra em algum ponto sem se desprender da raiz. Ainda assim, o ideal é diminuir o uso das ferramentas de calor e usar um protetor térmico para garantir a integridade das madeixas", aponta.

O cabelo cai mais em certas estações do ano?

Verdade. As mudanças de temperatura costumam exigir adaptações do corpo e da rotina para sobreviver as variações do clima. A coordenadora descreve que a luminosidade dos dias de verão estimula o crescimento do cabelo, diminui a queda dos fios, proporcionando mais proteção ao couro cabeludo. Enquanto isso, o inverno causa a descamação do couro cabeludo, por conta dos banhos quentes e do clima seco, estimulando a queda capilar. "Dessa forma, o cabelo reage as condições que é exposto", declara.

A oleosidade estimula a queda de cabelo?

Verdade. A oleosidade provoca o excesso de sebo na raiz do cabelo o que pode estimular o surgimento de dermatite seborréica. "Esse estado seborreico entope o bulbo capilar, obstruindo os poros, o que faz com que os fios caiam com mais facilidade. Assim, higienizar os cabelos é um cuidado essencial para manter seu crescimento saudável e contínuo", diz.

Uso de chapéus e bonés contribui para a queda de cabelo?

Mito. O uso de adornos na cabeça não pode causar por si só a queda. De acordo com Renata, na verdade, bonés e chapéus, quando usados com muita frequência, estimulam a oleosidade no couro cabeludo, podendo ser agravada para um estado de dermatite seborréica. "Dessa forma, eles podem colaborar com a queda, mas não são de fato os principais responsáveis por isso", esclarece.

A queda de cabelo pode ser agravada por estresse e fatores emocionais?

Verdade. A especialista destaca que fatores emocionais tem tamanha interferência no comportamento das pessoas, que estimulam alterações hormonais, afetando seu quadro de saúde. "O estresse tem como um de seus principais sintomas a queda capilar. Não só ele, como outras condições devem ser tratadas para que um desequilíbrio não desencadeie outros problemas".

Procedimentos químicos como tintura e afins causam queda de cabelo?

Mito. Procedimentos como tintura, descoloração e alisamentos podem danificar os fios e afetar sua estrutura. "Assim como o uso de ferramentas de calor, esses processos são muito mais responsáveis pela quebra do cabelo, do que pela queda", conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funcionária da UPA é agredida por homem que tentava entrar em área restrita
DOURADOS
Funcionária da UPA é agredida por homem que tentava entrar em área restrita
Facebook remove live em que presidente associa vacina de covid à aids
BRASIL
Facebook remove live em que presidente associa vacina de covid à aids
REGIÃO
Foragido é flagrado pulando muros de casas e é preso
Preço médio da gasolina comum chega a R$ 6,26 em dia de anúncio de novo reajuste
DOURADOS
Preço médio da gasolina comum chega a R$ 6,26 em dia de anúncio de novo reajuste
Neno pede duas viaturas e quatro motos para patrulhamento rural em Ponta Porã
SEGURANÇA PÚBLICA
Neno pede duas viaturas e quatro motos para patrulhamento rural em Ponta Porã
PEDRO JUAN
Advogado é executado na fronteira com o Paraguai
DOURADOS
Casa é arrombada e carteira furtada na Vila Santa Catarina
PIONEIRO
Carregando a marca da modernidade, Dourados News inicia campanha de 21 anos
MS-295
Carro furtado em Minas Gerais é recuperado na MS-295
EDUCAÇÃO
Exame Nacional de Residência (Enare) 2021 registra mais de 11 mil inscrições em apenas três dias

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde