quinta, 19 de maio de 2022
Dourados
18°max
min
Campo Grande
17°max
min
Três Lagoas
21°max
min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BELEZA E ESTÉTICA

Queda de cabelo; o que é mito e o que é verdade sobre o tema

20 setembro 2021 - 15h20Por Ig Delas

A queda de cabelos pode ser um fator preocupante. Apesar de ser comum que alguns fios caiam diariamente, se essa condição for intensa e puder ser notada pela diminuição do volume das madeixas, algo não está certo. Estudo recentes mostram que a queda de cabelo pós-Covid é um dos sintomas de pessoas que tiveram a doença  e também  pode estar associada ao estresse.

Segundo Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, o normal é que as pessoas percam cerca de 50 a 100 fios por dia e, quando o número notado é muito maior, deve-se ter atenção. "Os fios tem um ciclo natural de crescimento, repouso e queda. Cada fio em nossa cabeça se encontra em uma dessas fases, o que é absolutamente normal, mesmo que em alguns dias a perda dos fios seja maior do que em outros. O que não é normal é encontrar tufos espalhados pelo travesseiro ou pelo chão da casa, mesmo após a escovação do cabelo com a escova", informa.

Como a queda capilar pode ser causada por diversos motivos, a especialista desmistifica afirmações referentes ao assunto e sinaliza o que de fato pode ou não colaborar com a queda capilar. Confira.

O uso do secador e chapinha podem aumentar a queda de cabelo?

Mito. Segundo Renata, as ferramentas de calor, como secador, chapinha e modelador de cachos, na verdade estimulam a quebra do cabelo. "A queda capilar está relacionada ao couro cabeludo, quando o fio cai diretamente da raiz, enquanto a quebra é quando parte da estrutura do fio é rompida, ou seja, o fio se quebra em algum ponto sem se desprender da raiz. Ainda assim, o ideal é diminuir o uso das ferramentas de calor e usar um protetor térmico para garantir a integridade das madeixas", aponta.

O cabelo cai mais em certas estações do ano?

Verdade. As mudanças de temperatura costumam exigir adaptações do corpo e da rotina para sobreviver as variações do clima. A coordenadora descreve que a luminosidade dos dias de verão estimula o crescimento do cabelo, diminui a queda dos fios, proporcionando mais proteção ao couro cabeludo. Enquanto isso, o inverno causa a descamação do couro cabeludo, por conta dos banhos quentes e do clima seco, estimulando a queda capilar. "Dessa forma, o cabelo reage as condições que é exposto", declara.

A oleosidade estimula a queda de cabelo?

Verdade. A oleosidade provoca o excesso de sebo na raiz do cabelo o que pode estimular o surgimento de dermatite seborréica. "Esse estado seborreico entope o bulbo capilar, obstruindo os poros, o que faz com que os fios caiam com mais facilidade. Assim, higienizar os cabelos é um cuidado essencial para manter seu crescimento saudável e contínuo", diz.

Uso de chapéus e bonés contribui para a queda de cabelo?

Mito. O uso de adornos na cabeça não pode causar por si só a queda. De acordo com Renata, na verdade, bonés e chapéus, quando usados com muita frequência, estimulam a oleosidade no couro cabeludo, podendo ser agravada para um estado de dermatite seborréica. "Dessa forma, eles podem colaborar com a queda, mas não são de fato os principais responsáveis por isso", esclarece.

A queda de cabelo pode ser agravada por estresse e fatores emocionais?

Verdade. A especialista destaca que fatores emocionais tem tamanha interferência no comportamento das pessoas, que estimulam alterações hormonais, afetando seu quadro de saúde. "O estresse tem como um de seus principais sintomas a queda capilar. Não só ele, como outras condições devem ser tratadas para que um desequilíbrio não desencadeie outros problemas".

Procedimentos químicos como tintura e afins causam queda de cabelo?

Mito. Procedimentos como tintura, descoloração e alisamentos podem danificar os fios e afetar sua estrutura. "Assim como o uso de ferramentas de calor, esses processos são muito mais responsáveis pela quebra do cabelo, do que pela queda", conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

REGIÃO

Agente penitenciário preso em operação contra o PCC é demitido

LEI SECA

Fux vota pela manutenção de multa a motorista que recusa bafômetro

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal
PONTA PORÃ

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal

BENEFÍCIO

Bolsonaro sanciona Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400

TRÊS LAGOAS

Mulher tenta matar namorado após ele tentar terminar relação

UFGD

Mostra Radioteatro Experience acontece sábado em Dourados

CAMPO GRANDE

Madeireira é lacrada após denúncias de carga ilegal de madeira

ELEIÇÕES 2022

Após reunião, partidos da 3ª via adiam anúncio de candidato único

GERAL

Após denúncia Procon encontra alimentos vencidos em supermercado

ESTATAL DE ENERGIA

TCU autoriza venda da Eletrobras, a 1ª grande privatização de Bolsonaro

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO

Dupla é executada em pátio de posto de combustíveis

IDENTIFICADO E PRESO

Quarto envolvido em roubo de joalheria saiu de Dourados para dar apoio aos assaltantes

DOURADOS 

Jovens presos por tráfico vendiam drogas para público universitário

FRONTEIRA

Prefeito de Pedro Juan é alvo de atentado a tiros