
As varizes e os vasinhos são veias das pernas incapazes de retornar o sangue para o coração por incapacidade de suas válvulas ou paredes e que acabam dilatadas. Quando pequenas, são chamadas vasinhos, que têm baixo risco de complicações. Já as varizes podem gerar desconforto, com inchaço, dores, coceira, úlceras e formação de coágulos, que podem se desprender e parar no pulmão. Os sinais de alerta para cuidar das varizes são sangramentos, formação de hematoma, que podem indicar rompimento das varizes.
Entre os mitos sobre a causa de varizes estão, além do salto alto, a depilação com cera quente e roupas justas. A depilação não causa o problema, mas é contraindicada para quem tem risco de sangramentos. Já a roupa mais justa não comprime a pele ao ponto de interferir na circulação e afetar as veias.
Gravidez e obesidade trazem riscos de varizes. A obesidade cria pressão positiva que dificuldade ainda mais o retorno do sangue das pernas para o coração. No caso da gravidez, há a liberação de hormônios que fazem as veias ficarem mais dilatadas.
Onde descansar as pernas cansadas?
Apesar de muita gente usar pufe e cadeira para isso, as pernas descansam mesmo quando estão em posição acima do coração. Ou seja, na rede ou elevadas na cama ou no sofá. Essa também é a posição para descansar as pernas antes de colocar meias de compressão.
Trombose
O cardiologista e consultor Roberto Kalil falou sobre a trombose no programa. Inchaço, vermelhidão, dor nas pernas são sintomas clássicos. Entretanto, metade dos brasileiros que tem trombose não tem esses sintomas.
A trombose pode ser causada por estase, ou seja, quando a pessoa passa muito tempo sentada em um avião, ou fica muito tempo parada depois de uma cirurgia. Também pode ser causada por um fator hormonal - o anticoncepcional, a longo prazo, prejudica a parede das artérias. Ou pode ser causada por alguma trombofilia, como o Fator V de Leiden.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Últimos dias para se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas; veja o passo a passo

Zé Teixeira defende direitos de pessoas com transtorno de linguagem

MS aposta na inovação para salvar o meio ambiente e transformar vidas

Defensoria questiona projeto que proíbe pesca artesanal em MS por cinco anos

Inspetor Cabral questiona Projeto de Lei sobre atendimento humanizado na Saúde

Sicredi Centro-Sul MS/BA lança a 21ª edição da revista Minha Cooperativa

Vacinação contra Influenza avança em MS com mais de 60% dos municípios abastecidos

Quase 700 participantes já se inscreveram para 2ª Corrida Águia da Fronteira do DOF

Proprietário rural é investigado por maus-tratos a animais no município

Tribunal de Justiça estabelece Protocolo de Atendimento às vítimas de violência doméstica
Mais Lidas

Operação investiga crime de injúria racial feito por professora pelas redes sociais em MS

Inscrições para processo seletivo do MPF seguem abertas até dia 30

Criança morre ao ser atingida por fogo enquanto tia queimava carrapatos de cachorro
