sexta, 12 de junho de 2026
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE&ESTÉTICA

Prevenção de varizes e vasinhos

06 setembro 2017 - 09h38

As varizes e os vasinhos são veias das pernas incapazes de retornar o sangue para o coração por incapacidade de suas válvulas ou paredes e que acabam dilatadas. Quando pequenas, são chamadas vasinhos, que têm baixo risco de complicações. Já as varizes podem gerar desconforto, com inchaço, dores, coceira, úlceras e formação de coágulos, que podem se desprender e parar no pulmão. Os sinais de alerta para cuidar das varizes são sangramentos, formação de hematoma, que podem indicar rompimento das varizes.

Entre os mitos sobre a causa de varizes estão, além do salto alto, a depilação com cera quente e roupas justas. A depilação não causa o problema, mas é contraindicada para quem tem risco de sangramentos. Já a roupa mais justa não comprime a pele ao ponto de interferir na circulação e afetar as veias.

Gravidez e obesidade trazem riscos de varizes. A obesidade cria pressão positiva que dificuldade ainda mais o retorno do sangue das pernas para o coração. No caso da gravidez, há a liberação de hormônios que fazem as veias ficarem mais dilatadas.

Onde descansar as pernas cansadas?


Apesar de muita gente usar pufe e cadeira para isso, as pernas descansam mesmo quando estão em posição acima do coração. Ou seja, na rede ou elevadas na cama ou no sofá. Essa também é a posição para descansar as pernas antes de colocar meias de compressão.

Trombose

O cardiologista e consultor Roberto Kalil falou sobre a trombose no programa. Inchaço, vermelhidão, dor nas pernas são sintomas clássicos. Entretanto, metade dos brasileiros que tem trombose não tem esses sintomas.

A trombose pode ser causada por estase, ou seja, quando a pessoa passa muito tempo sentada em um avião, ou fica muito tempo parada depois de uma cirurgia. Também pode ser causada por um fator hormonal - o anticoncepcional, a longo prazo, prejudica a parede das artérias. Ou pode ser causada por alguma trombofilia, como o Fator V de Leiden.



Deixe seu Comentário

Leia Também

Prefeitura e Exército iniciam planejamento do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro
DOURADOS

Prefeitura e Exército iniciam planejamento do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro

Ao negar extradição de Zambelli, Justiça italiana cita Moraes
POLÍTICA

Ao negar extradição de Zambelli, Justiça italiana cita Moraes

Gianni destaca mulheres no comando da segurança e cobra apoio federal na fronteira de MS
DOURADOS

Gianni destaca mulheres no comando da segurança e cobra apoio federal na fronteira de MS

Comprada pela internet, moto com registro de furto leva condutor à delegacia
DOURADOS

Comprada pela internet, moto com registro de furto leva condutor à delegacia

Governo regulamenta adesão ao sistema nacional de igualdade racial
DIREITOS HUMANOS

Governo regulamenta adesão ao sistema nacional de igualdade racial

ECONOMIA

Indústria gera quase 8 mil vagas de emprego entre janeiro e abril em MS

PRAZO

Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira

OPORTUNIDADE

Novo leilão do Detran/MS oferece motocicleta e esportivo turbo

FUTEBOL

Outras duas seleções anfitriãs estreiam hoje na Copa do Mundo

EDITAL

Edital de intimação

Mais Lidas

STREAMING

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

POLÍCIA

Motorista de caminhão-tanque é preso por furtar carga de diesel e vender combustível

FUTSAL

Com ginásio lotado, Juventude perde a primeira em casa diante do Vasco

OBRAS

Ponte sobre o Rio Miranda será interditada na próxima 2ª-feira