domingo, 16 de novembro de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
SAÚDE&ESTÉTICA

Pesquisa aponta que mulheres mais velhas tem mais chance de doença periodontal

25 setembro 2017 - 08h56

A maioria das pessoas já está antenada e se preocupa com o peso, a pressão e o colesterol, mas acaba se descuidando da boca. Enquanto as cáries são a maior preocupação dos pais com filhos pequenos, a doença periodontal é a que mais afeta os adultos. Ela ocorre quando a placa bacteriana vai aderindo à linha das gengivas, causando infecção que ataca primeiro essa região e depois os ossos que sustentam os dentes.

Por isso, alerta total ao se deparar com sintomas como gengivas inchadas e doloridas, que sangram durante a escovação, gosto ruim na boca, próteses parciais que se desajustaram, ou dentes amolecidos.

Fumantes – mais um malefício do cigarro – e pacientes diabéticos estão mais sujeitos à doença periodontal.
Muitos medicamentos, como antidepressivos e remédios para a pressão, diminuem a quantidade de saliva. Como os idosos tendem a beber pouca água, o problema aumenta e o que se vê é uma deterioração mais rápida dos dentes, além de dificuldades para engolir.

Em 2004, pesquisadores descobriram a relação entre bactérias encontradas na boca e a ocorrência de pneumonia em pacientes internados em hospitais. De acordo com a Sociedade Americana de Geriatria, uma em cada dez mortes por pneumonia poderia ser evitada com higiene dental mais caprichada.

A primeira lição parece óbvia, mas nem sempre é seguida: usar fio dental e escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, com uma escova com cerdas macias, que também deve ser usada na língua. As escovas precisam ser substituídas a cada três ou quatro meses, ou antes se as cerdas estiverem gastas. As dentaduras também demandam cuidados na limpeza para não guardar restos de comida, que provocarão mau hálito e problemas nas gengivas.

Idosos que têm artrite podem encontrar sérias dificuldades para fazer a higiene da boca. Uma alternativa é usar uma escova elétrica ou procurar uma que tenha o cabo mais largo e fácil de manusear. Pacientes com demência necessitam de estímulo extra para escovar os dentes. Cuidadores às vezes não se ocupam disso, mas têm que ser treinados para garantir a higiene dental pelo menos duas vezes por dia.

No começo do mês passado, foi divulgada pesquisa relacionando doença periodontal a câncer em mulheres mais velhas. Os pesquisadores acompanharam durante oito anos mais de 65 mil mulheres, com idades variando entre 54 e 86 anos. O risco era aumentado para câncer de esôfago e vesícula e, embora o exato mecanismo não esteja ainda de todo esclarecido, supõe-se que patógenos sejam engolidos com a saliva causando inflamação contínua em outros órgãos.

O líder do estudo, Jean Wactawsik-Wende, afirmou. "Todos já sabiam da importância de tratar as doenças da gengiva para evitar a perda de dentes, mas agora também já sabemos que pode ser relevante no gerenciamento do câncer e outras doenças sistêmicas. Trata-se de uma questão de saúde pública", conclui.

Deixe seu Comentário

Leia Também

IGUATEMI

Indígena é assassinado a tiros durante conflito por terra

Pacote de obras eleva qualidade de vida na cidade de Figueirão
POLÍTICA

Pacote de obras eleva qualidade de vida na cidade de Figueirão

Comarca de Água Clara entrega revitalização de sala lúdica
ESCUTA

Comarca de Água Clara entrega revitalização de sala lúdica

SAÚDE 

Anvisa suspende cinco lotes de medicamentos fabricados em Minas

REGIÃO 

Homem é encontrado morto no meio da rua em Ivinhema

FUTEBOL

Corumbaense vence e alcança Pantanal na ponta do Estadual Feminino

JUSTIÇA

Homem que matou e carbonizou esposa e bebê vai a júri

JUSTIÇA

STF rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro

INTERNACIONAL

Eleitores vão às urnas no Chile para o 1º turno das eleições

PARANAÍBA

Pescadores encontram corpo em decomposição às margens de rio

Mais Lidas

REGIÃO

Tratores agrícolas furtados em fazenda são recuperados

INVESTIGAÇÃO

Jovem de 18 anos e adolescente são detidos por latrocínio e ocultação de cadáver de padre

INVESTIGAÇÃO

Padre de Douradina está desaparecido; suspeita inicial é de latrocínio

CENTRAL DE ABASTECIMENTO

Empresa que fará projeto para construção da Ceasa de Dourados é definida