quinta, 19 de maio de 2022
Dourados
18°max
min
Campo Grande
17°max
min
Três Lagoas
21°max
min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
BELEZA E ESTÉTICA

Perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo é possível? Entenda

22 setembro 2021 - 06h00Por MSN

Perder gordura e ganhar massa muscular, ao mesmo tempo, talvez seja o sonho de consumo da maioria dos praticantes de atividades físicas, principalmente dos adeptos da musculação. Porém, logo que entram na academia, as pessoas já percebem que essa tarefa não é das mais simples. No começo, alguns alunos destreinados podem até conseguir esse feito por um tempo. Mas, após um certo período de adaptação aos novos estímulos, é normal que o organismo não responda da mesma maneira e os resultados comecem a estagnar. 

E agora, como fazer para voltar a evoluir? O que, geralmente, é recomendado por profissionais de treino e nutrição é escolher um objetivo e focar nele. E o primeiro passo costuma ser perder gordura, já que para isso uma das principais estratégias é apostar no déficit calórico. Ou seja, gastar mais calorias do que se ingere.

Após regular o peso, começa a estratégia de hipertrofia, para ganhar massa muscular. Nesse estágio a ideia é, justamente, oposta a primeira. Consome-se mais calorias do que se gasta, para que esse superávit calórico, associado ao estímulo do treino, se converta em músculos.

Esses são os procedimentos básicos para perder gordura e ganhar massa muscular. Porém, existem algumas maneiras mais complexas de conciliar os dois objetivos em uma única estratégia. O problema é que talvez elas sejam inviáveis para alguns indivíduos. É o que aponta o assessor esportivo, educador físico e pedagogo, Leandro Twin. Que, após receber muitas perguntas de alunos sobre o tema, resolveu elencar alguns métodos em seu Instagram. Confira:

Métodos para ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo

1. Disposição

Para conseguir perder gordura e ganhar massa muscular é necessário trabalhar duro na academia. Nada de preguiça, má vontade e muito menos o famigerado “treino fofo”.

“Entender que para ter um ganho de massa muscular você tem que ter uma sinalização por meio de um treinamento e esse treinamento tem que ser pesado. Não importa como está o carboidrato da sua dieta, você vai treinar até a falha em todos os exercícios e em todas as séries. O seu treino não deve ser extenso, ele deve ser intenso”, recomenda Leandro Twin.

2. Dieta equilibrada

“Em uma dieta com muita caloria nós conseguimos sinalizar o ganho de massa muscular. O problema de colocar muitas calorias é que nós paramos a queima de gordura corporal, porque para queimar a gordura corporal nós precisamos de déficit calórico o que conflita com o ganho de massa muscular”, esclarece o especialista. Por isso é fundamental procurar ajuda de um nutricionista, ou um profissional da área. É ele quem vai avaliar as condições fisiológicas e traçar a melhor estratégia possível para conquistar os seus objetivos.

3. Treino direcionado

Outra maneira seria identificar as regiões do corpo que precisam de mais desenvolvimento muscular e ajustar a dieta de acordo com a periodização do treino. “O último item da lista, seria fazer um direcionamento da caloria que você ingere para um determinado músculo. Para isso você precisaria de menos calorias na sua dieta para conseguir hipertrofia, mas você não poderia treinar o corpo todo. Serviria para um momento da periodização para focar simplesmente no músculo fraco mesmo em déficit calórico”, contra o treinador.

Vale lembrar que fatores genéticos, emocionais e hormonais também podem influenciar na conquista dos resultados. Ganhar massa muscular e perder gordura, ao mesmo tempo, não é impossível, mas também não é nada fácil.

“Em um indivíduo iniciante, a sinalização do treino é tão alta que mesmo na dieta em déficit calórico você ganha massa muscular, mas indivíduos que são intermediários e avançados não vão conseguir o ganho de massa muscular com o superávit calórico. O que torna impossível ele tentar ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo nessas condições”, finaliza Twin.

O mais recomendado para pessoas que visam apenas bem-estar e saúde é não ter pressa. Consultar profissionais de treino e nutrição vai acelerar a busca pelos objetivos, mas o ideal é ser paciente e subir um degrau de cada vez. Assim você não se frustrará e ainda preservará sua saúde.

Leia Também

REGIÃO

Agente penitenciário preso em operação contra o PCC é demitido

LEI SECA

Fux vota pela manutenção de multa a motorista que recusa bafômetro

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal
PONTA PORÃ

Polícia encontra mais de meia tonelada de maconha em milharal

BENEFÍCIO

Bolsonaro sanciona Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400

TRÊS LAGOAS

Mulher tenta matar namorado após ele tentar terminar relação

UFGD

Mostra Radioteatro Experience acontece sábado em Dourados

CAMPO GRANDE

Madeireira é lacrada após denúncias de carga ilegal de madeira

ELEIÇÕES 2022

Após reunião, partidos da 3ª via adiam anúncio de candidato único

GERAL

Após denúncia Procon encontra alimentos vencidos em supermercado

ESTATAL DE ENERGIA

TCU autoriza venda da Eletrobras, a 1ª grande privatização de Bolsonaro

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO

Dupla é executada em pátio de posto de combustíveis

IDENTIFICADO E PRESO

Quarto envolvido em roubo de joalheria saiu de Dourados para dar apoio aos assaltantes

DOURADOS 

Jovens presos por tráfico vendiam drogas para público universitário

FRONTEIRA

Prefeito de Pedro Juan é alvo de atentado a tiros