Menu
Busca sexta, 25 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE

Os 5 grandes mitos de dieta e fitness para desacreditar já!

10 junho 2015 - 13h07

Marie Claire

MITO 1: COMER MENOS FAZ PERDER PESO

Este é uma dos temas mais debatidos quando se trata de perda de peso. Você provavelmente já recebeu o conselho para comer menos se quiser perder peso - mas onde isso vai parar? Seu corpo se adapta às condições que você impõe, ou seja reduzir repetidamente seu consumo calórico vai levar a perda de peso insustentável e deixá-la subnutrida e cansada.

Segundo explicou o expert Jean-Claude Vacassin ao jornal "The Tepegrph", as calorias realmente tem um papel no ganho de peso, mas ficar contando, muitas vezes, não é a maneira mais eficaz de conseguir a perda de peso sustentável. Deficiências nutricionais, fadiga, mau desempenho em exercícios e baixa qualidade de sono também prejudicam o emagrecimento.

Uma boa regra a seguir é apostar em comida de boa qualidade que satisfaz suas necessidades. Não dá para ingerir altas quantidades de calorias e gorduras ao se alimentar apenas com vegetais e proteína de qualidade. Ou seja, "se mover mais e comer menos" não é suficiente para emagrecer com saúde.

MITO 2. PUXAR FERRO TE DEIXA MUSCULOSA

Seja este seu objetivo ou não, usar os pesos da academia não vai te deixar musculosa a menos que você passe por uma mudança nutricional específica e passe horas na academia. As condições hormonais necessárias para a obtenção de grandes quantidades de massa muscular não estão presentes na maioria dos nós. Além disso, muitas vezes temos pouco tempo de sono e não lançamos mão de outras estratégias de recuperação essenciais para esculpir o corpo.

Treinar com pesos aumenta, em pequena quantidade, a massa muscular e tem grandes benefícios para a saúde, melhora a postura, diminuir a silhueta, reduz o risco de lesões e aumenta a perda de gordura.

MITO 3: TREINO CARDIO É MELHOR PARA PERDA DE GORDURA

O treino cardiovascular de baixa intensidade, como fazer esteira, por exemplo, tem suas vantagens para os atletas de longa distância. Mas para a maioria das pessoas, que quer perder gordura e ficar em forma, este tipo de exercício sozinho não é suficiente. Ele pode queimar calorias se você passar várias horas por semana na academia, mas é provável que você vá perder massa muscular também.

Para maximizar a perda de gordura, é necessário acelerar o metabolismo de modo que o número de calorias que o corpo queima em repouso é aumentado. A melhor maneira de fazer isso é através de exercícios de alta intensidade. Combine treinamento de resistência e cardio para os melhores resultados.

MITO 4. CARBOIDRATOS E GORDURA ENGORDAM

Eliminar o carboidrato e a gordura de sua dieta fará com que você perca peso porque sua ingestão calórica total será reduzida, mas isso não significa que eles são vilões da dieta. Tirá-los do cardápio por um longo prazo pode ser uma medida contraproducente.

Os hidratos de carbono são um combustível importante, especialmente se você trabalha fora regularmente, e uma certa quantidade de gordura é importante para ajudar, exatamente, na perda de gordura, pois ela acelera o metabolismo. A questão não é a quantidade, mas a qualidade do que você ingere. Prefira carboidratos não refinados que fornecem vitaminas essenciais, minerais e fibras, como quinoa, arroz integral, aveia, legumes e verduras. Evite alimentos processados ricos em calorias com valor nutricionalmente menor. Coma gorduras boas como aquelas encontradas no abacate, nas nozes, no óleo de coco e nos peixes. Fique longe de gorduras artificiais encontradas em pizza, margarina e alimentos fritos.

MITO 5. PESO LEVE DEFINE O MÚSCULO

Duas coisas são necessárias para definir o corpo: diminuir sua gordura corporal e aumentar a sua massa muscular. Trabalhar com pesos leves não é suficiente para alcançar este objetivo; o que não desafiar você não vai mudar você. Você precisa forçar o corpo para obter os benefícios que o levantamento de peso pode trazer. O segredo está no programa. E, independentemente do peso, em última análise, tudo se resume a dieta. A maioria das pessoas simplesmente não come calorias suficientes para ganhar qualquer músculo significativo - é realmente mais difícil do que se imagina. É preciso um excedente ganho calórico e um déficit de gordura para definir o corpo, mas é difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CRIME AMBIENTAL
Mulher é autuada por capturar pescado acima da cota permitida
PANDEMIA
Internações e óbitos por coronavírus voltam a subir em Mato Grosso do Sul
BRASIL
Intenção de consumo das famílias volta a crescer após cinco quedas
MATO GROSSO DO SUL
Força-tarefa conta com mais de 50 homens no combate aos focos de calor no Amolar
AMAMBAI
Após denúncia, polícia encontra caminhão abandonado com cigarros contrabandeados
CAMPO GRANDE
Militar do Exército morre após colidir moto contra veículo
BRASIL
Presidente Jair Bolsonaro está sem febre ou dor após cirurgia
CAARAPÓ
Carreta carregada com maconha em compartimento falso é abordada pela polícia
DOURADOS
Barbosinha é o quarto candidato à prefeitura a registrar nome para disputa eleitoral
PANDEMIA
MS confirma mais 770 casos de coronavírus e 17 óbitos em um único dia

Mais Lidas

PANDEMIA
Novo decreto diminui toque de recolher e libera venda de bebidas em bares até as 23h
ACIDENTE
Mulher envolvida em acidente no Centro ficou presa às ferragens de veículo
PROSSEGUIR
Governo atualiza mapa da Covid e Dourados volta para "bandeira vermelha"
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados