Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA & ESTÉTICA

Mudança de estação: veja quatro dicas para manter sua pele bonita e saudável

A mudança das estações pode afetar a sua pele. Fique atenta a essas dicas de skincare para ter uma pele bem cuidada o ano todo

22 outubro 2020 - 06h00Por iG Delas

Às vezes, o que funciona para nossa rotina de skincare no inverno pode não funcionar tão bem no verão. No inverno, por exemplo, nossa pele fica mais seca. Esse é o momento para buscar novas alternativas nos produtos e dar uma atenção especial à pele, para mantê-la saudável e bonita o ano todo.

“É nessa hora que temos que adequar os produtos do nécessaire, procurando por trocas espertas que privilegiem a pele em cada estação. Com o calor, devemos pausar o uso de ácidos fotossensíveis e adicionar na rotina os antioxidantes”, diz a  farmacêutica Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec Dermocosméticos. 

“Nas estações mais frias, a hidratação facial deve ser priorizada com produtos em veículos mais ricos em cremes e óleos, de preferência que combatam a desidratação. Já durante as temporadas de calor, sobretudo pela ação danosa da radiação na pele, a hidratação facial deve priorizar produtos com veículo mais fluido na forma de gel, loção aquosa ou sérum, ricos em anti-inflamatórios, antioxidantes e calmantes”, diz a dermatologista Claudia Marçal. 

Veja a seguir dicas para uma transição perfeita no skincare entre as estações.

Aposte nos antioxidantes

A Vitamina C é um poderoso antioxidante, que além de ajudar no combate das manchas, não é sensível às radiações solares. 

“O ácido ferúlico também pode ser usado. Ele é um poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse”, diz Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Fotoprotetores para pele que fica com mais brilho

Fotoprotetores são grandes apostas para a pele oleosa, principalmente os que possuem textura em gel e secagem rápida. No inverno, os protetores com ação hidratante são os ideais, ao passo que no verão, é melhor investir em produtos com secagem rápida.

Não esqueça dos hidratantes corporais

Produtos com extratos de camomila, aloe vera, nicotinamida ou Vitamina E, são as melhores fontes para manter uma pele hidratada e protegida. 

“Alguns ativos hidratantes à base de ácido hialurônico e silício como Hyaxel, vitaminas e óleos terapêuticos de reparo como de óleo de argan, calêndula, girassol, orquídea e lavanda são indicados para melhorar a hidratação evitando que a pele fique ressecada e descame, também promovendo o reparo e regeneração epidermal”, afirma a dermatologista.

Mude os ácidos

De maneira geral os ácidos fotossensíveis não são prescritos no verão. “Os retinóides normalmente prescritos durante o inverno deixam a pele mais fina, mais avermelhada e muito mais suscetível aos agressores ambientais — o que significa: mormaço, calor, luz visível e especialmente o sol”, diz Claudia Marçal. 

Como substitutos você pode usar outros ácidos podem ser usados, como o tranexâmico (clareador), ferúlico (antioxidante e anti-idade), hialurônico (alta propriedade hidratante), kójico (clareador), maslínico (regenerador e hidratante), azelaico (antioleosidade) e ascórbico (Vitamina C).

Por fim, lembre que durante todo ano a rotina skincare deve seguir os passos de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção. “E os fotoprotetores devem ser aplicados diariamente e reaplicados a cada duas horas, para manter a pele protegida”, finaliza a dermatologista. 

 

Leia Também

Polícia cumpre 80 mandados contra o tráfico na capital
OPERAÇÃO OURO BRANCO
Polícia cumpre 80 mandados contra o tráfico na capital
Menos de uma hora após furto de moto, dois são presos pelo crime
NOVA ANDRADINA
Menos de uma hora após furto de moto, dois são presos pelo crime
Gabinete de Crise se reúne para elaborar ações após temporal que atingiu Dourados
PLANO
Gabinete de Crise se reúne para elaborar ações após temporal que atingiu Dourados
MS registra mortes de mulher e idoso, além de outros 253 casos de Covid
PANDEMIA
MS registra mortes de mulher e idoso, além de outros 253 casos de Covid
Procon notifica Energisa sobre falta de energia em Dourados
PÓS-TEMPORAL
Procon notifica Energisa sobre falta de energia em Dourados
FLOCK E LIV
De Dourados, 'perfil pet' faz sucesso e atrai milhares de seguidores em rede social
BLITZ
Moto com mais de R$ 100 mil em débitos é apreendida em Campo Grande
DOURADOS
Plano de Arborização apontou problemas fitossanitários em 15% das árvores
TV DOURADOS NEWS
Vereador Rogério Yuri (PSDB) faz homenagem ao educador emérito nesta quarta na câmara
ANAURILÂNDIA
Polícia encerra festa com fornecimento de álcool para adolescentes

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
ROMA I
Acusados de estupro, mãe de menor e jovem responderão processo em liberdade
DOURADOS
PMA prende e autua dois pescadores em R$ 2,6 mil
DOURADOS 
Cidade não tem desabrigados, mas tempestade afetou dezenas de casas na periferia