O microagulhamento é um tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, que pode inclusive estar dispostas em um rolo (que pode variar até 540 agulhas por rolo), para facilitar sua aplicação.
Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas punturas, que aumentam a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e também aumentam a absorção de alguns medicamentos direto na pele, o chamado drug delivery.
Dessa forma, o microagulhamento pode ser usado para diversos problemas de pele, como envelhecimento, flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, estrias e manchas na pele (como o melasma, por exemplo).
O microagulhamento, ao furar a pele, faz com que o organismo produza mais colágeno e elastina para restaurar a pele. Esses componentes são essenciais para a firmeza da pele e essa produção faz com que toda a estrutura da pele seja refeita, reorganizando inclusive as fibras internas e dessa forma reduzindo as rugas, cicatrizes de acne e trazendo mais viço e firmeza para o rosto e corpo.
Além disso, danificar a pele dessa forma faz com que alguns medicamentos sejam mais facilmente absorvidos na região. Como a pele é uma barreira do corpo, ela muitas vezes não permite que alguns ativos penetrem e cumpram seu efeito. Esse mecanismo de usar um tratamento para potencializar a penetração de um ativo é chamado de drug delivery.
O procedimento pode ser feito em qualquer lugar do corpo, como rosto, colo, pescoço, mãos, braços, seios, coxas, abdômen, entre outros.
Ele inclusive pode ser feito no couro cabeludo, que ao ser traumatizada pelas agulhas liberam fatores de crescimento endógenos (da própria pele) e estimula o crescimento dos fios, além permitir que sejam aplicados medicações e/ou cosmecêuticos para tratamentos de queda capilar. Existem ativos que estimulam os folículos capilares a produzirem novos fios.
O ideal é que microagulhamento seja feito com especialistas, pois requer uso de creme anestésico ou mesmo anestesia local, dependendo do comprimento de agulha utilizado, além de estar passível de complicações e riscos, que serão mais bem solucionados pelo profissional.