Menu
Busca segunda, 23 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
BELEZA E ESTÉTICA

Microagulhamento: o que é o procedimento e para que serve?

05 dezembro 2019 - 09h40Por Clínica de Beleza Espelho Meu

O microagulhamento é um tratamento em que são usadas diversas agulhas esterilizadas e de aço cirúrgico, que pode inclusive estar dispostas em um rolo (que pode variar até 540 agulhas por rolo), para facilitar sua aplicação.

Esse rolo é aplicado na pele, provocando pequenas punturas, que aumentam a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e também aumentam a absorção de alguns medicamentos direto na pele, o chamado drug delivery.

Dessa forma, o microagulhamento pode ser usado para diversos problemas de pele, como envelhecimento, flacidez, cicatrizes de acne ou queimaduras, estrias e manchas na pele (como o melasma, por exemplo).

O microagulhamento, ao furar a pele, faz com que o organismo produza mais colágeno e elastina para restaurar a pele. Esses componentes são essenciais para a firmeza da pele e essa produção faz com que toda a estrutura da pele seja refeita, reorganizando inclusive as fibras internas e dessa forma reduzindo as rugas, cicatrizes de acne e trazendo mais viço e firmeza para o rosto e corpo.

Além disso, danificar a pele dessa forma faz com que alguns medicamentos sejam mais facilmente absorvidos na região. Como a pele é uma barreira do corpo, ela muitas vezes não permite que alguns ativos penetrem e cumpram seu efeito. Esse mecanismo de usar um tratamento para potencializar a penetração de um ativo é chamado de drug delivery.

O procedimento pode ser feito em qualquer lugar do corpo, como rosto, colo, pescoço, mãos, braços, seios, coxas, abdômen, entre outros.

Ele inclusive pode ser feito no couro cabeludo, que ao ser traumatizada pelas agulhas liberam fatores de crescimento endógenos (da própria pele) e estimula o crescimento dos fios, além permitir que sejam aplicados medicações e/ou cosmecêuticos para tratamentos de queda capilar. Existem ativos que estimulam os folículos capilares a produzirem novos fios.

O ideal é que microagulhamento seja feito com especialistas, pois requer uso de creme anestésico ou mesmo anestesia local, dependendo do comprimento de agulha utilizado, além de estar passível de complicações e riscos, que serão mais bem solucionados pelo profissional.

 

Leia Também

APARECIDA DO TABOADO
Homem é acusado de arrastar por duas quadras cachorro que fugiu
UFGD
Prazo para inscrição no Bolsa Cultura Web termina nesta sexta-feira
ESPORTE
Corumbaense e Maracaju desistem de jogar o Estadual de Futebol
Atleta de Amambai é vice-campeão brasileiro sub-18 de atletismo
ESPORTES
Atleta de Amambai é vice-campeão brasileiro sub-18 de atletismo
PEDRO JUAN
Polícia acusa PCC por ataque que dilacerou nariz de criança na fronteira
CORONAVÍRUS
Ex-ministro que minimizou pandemia é internado com Covid-19
CAPITAL
Filha de serial killer deve passar por novo exame de insanidade mental
MS
Pontes destruídas no Pantanal serão substituídas por pontes de concreto
CASSILÂNDIA
Mulher é amarrada pelas pernas e arrastada por estrada pelo marido
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil chega a 169,5 mil mortes por Covid, com média móvel de 496 por dia

Mais Lidas

BATAGUASSU
Colisão entre motos termina com morte de entregador
PERIMETRAL
Pedestre morre após ser atropelado por carro de passeio e carreta 
DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados