Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA & ESTÉTICA

Mentoplastia é procedimento para remodelar o queixo; Veja

24 junho 2021 - 10h44Por R7

Inovações na área da estética ocorrem a todo momento e, com o intenso tráfego de informações proporcionados pelas redes sociais, surgem cada vez mais novidades e dúvidas. Um dos procedimentos que vem ganhando destaque é a mentoplastia, popularmente conhecida como cirurgia plástica no queixo, uma das alternativas para quem busca mais simetria da face sem fazer procedimentos cujas alterações sejam muito drásticas.

A técnica é usada para melhorar a estética, corrigir uma deformidade ou ajustar a simetria na face. Assim como o nariz é considerado fundamental para o perfil, o queixo também é, já que ambos estão centralizados no rosto.

"A cirurgia é realizada tanto para o aumento [do queixo], em caso de pacientes que tenham uma deficiência nessa região, como para a diminuição, fazendo o desgaste no mento para que haja um recuo", explica o cirurgião plástico Fernando Nakamura. Segundo ele, a cirurgia visa maior harmonia por meio do contorno da região inferior da face, melhorando as proporções do perfil.

Alinhamento com testa e nariz
Apesar de não parecer, o queixo tem um papel muito importante na simetria facial, alinhado com testa e nariz. É comum encontrar casos que pacientes procuram corrigir o nariz por parecer exagerado, mas apenas um aumento do queixo já solucionaria a falsa impressão, pois o nariz parece grande pela falta de proporção em relação ao terço inferior da face.

O médico avisa que, antes de qualquer procedimento, deve ser feita uma avaliação cuidadosa por um profissional, já que existem contraindicações relativas a esse tipo de intervenção estética.

"Pacientes que não tenham uma oclusão adequada ou algum problema na articulação temporomandibular (conhecida como ATM), vão obter apenas uma melhoria estética, sem ganhos na parte funcional", diz ele.

Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional - Cirurgia Plástica, conta que essa cirurgia não deve gerar mudanças bruscas na fisionomia: "O procedimento visa apenas um melhor equilíbrio, mantendo suas características pessoais. Para isso, um estudo é realizado antes para escolher o tamanho ideal da prótese", ressalta ele.

O volume da região pode ser alterado de diferentes modos e Nakamura lista quais são: enxerto de gordura, preenchimento com ácido hialurônico, implantes de silicone, prótese de Porex (um outro tipo de material que se integra ao osso) e também um avanço ósseo, cerrando o osso e fixando-o com placas e parafusos. 

O médico finaliza dizendo que o pós-operatório costuma ser bem tranquilo. "O paciente pode se alimentar e falar normalmente, ficando apenas com um curativo no local e tomando o cuidado de evitar traumas na região."

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
DOURADOS
Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
ECONOMIA
Corumbá pagará 13º dos servidores de forma integral em dezembro
VACINAÇÃO COVID
Após risco de desabastecimento, Ministério promete enviar 10,2 milhões de doses nesta semana
"É uma vergonha": medalha de prata expõe racha no skate do Brasil
OLIMPÍADAS
"É uma vergonha": medalha de prata expõe racha no skate do Brasil
Após perseguição da PRF, motorista consegue fugir de flagrante de tráfico
POLÍCIA
Após perseguição da PRF, motorista consegue fugir de flagrante de tráfico
DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
PANDEMIA
Dourados tem 66% de ocupação e 15 vagas disponíveis de UTI Covid
PANDEMIA
Família quer que prefeitura assuma conta de R$ 130 mil de paciente que não conseguiu vaga em UTI
ESPORTE
Flamengo goleia São Paulo de virada no Maracanã pelo brasileirão
POLÍCIA
Acusadas de 'magia negra', mulher e filha de 11 anos são assassinadas a tiros

Mais Lidas

NAS REDES
Dourados 360°: imagem mostra a cidade de uma forma diferente; confira
CLIMA
Nova onda de frio pode provocar mínima de 0ºC em Dourados na próxima semana
DOURADOS
Enquanto rapaz viajava, casa é furtada no Água Boa e autores levam até o cachorro
DOURADOS
Jovem bêbado é preso dirigindo em 'zigue-zague' na Presidente Vargas