Menu
Busca quinta, 24 de setembro de 2020
(67) 99659-5905
SAÚDE

Inverno e mudanças alimentares, por Fernanda Viana de Carvalho

01 junho 2015 - 06h34

Os dias frios podem aumentar o apetite, por isso é preciso cuidar da alimentação para não aumentar também o peso na balança. A chegada do inverno acaba sendo uma tortura para aqueles que se preocupam em manter o peso ou estão em processo de emagrecimento.

Mas por que ocorre o aumento do apetite no frio? A explicação para o aumento do apetite é simples. Durante os dias mais frios, o corpo precisa manter-se aquecido para garantir que o organismo desempenhe suas funções básicas. Para manter a temperatura alta, o corpo acaba gastando mais energia. Dessa forma, as necessidades energéticas são aumentadas, fazendo com que a fome aumente também. Portanto, é normal sentir mais fome no inverno. Consequentemente, as baixas temperaturas também trazem um maior apreço aos alimentos calóricos, tais como preparações gordurosas, sendo exemplo a feijoada, cremes e sopas acrescidas de creme de leite, queijos gordurosos, excesso de massas, bebidas alcoólicas, doces e entre outros.

Mas a orientação nutricional segue justamente o caminho inverso. Os meses mais gelados são ideais para quem quer entrar em forma (já que o gasto calórico é maior) e, para isso, basta escolher alimentos que auxiliam na sensação de saciedade, que fornecem baixa ingestão calórica e equilibrados nutricionalmente, dessa forma fica fácil em driblar a fome persistente.

Nessa fase, é importante fazer lanches intermediários para evitar o aumento do da fome quando a refeição chegar. Há também uma diminuição no consumo de saladas frias no inverno, então, o ideal é consumir verduras e legumes refogados em pouco óleo. Eles aquecem, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que reforçam as defesas do organismo. Utilizar legumes e verduras nas sopas, com carnes magras ou peito de frango sem pele é uma excelente opção. Para engrossar pode acrescentar fibras como farelo de trigo ou de aveia, e atenção aos carboidratos, não esquecer que batata, macarrão, arroz e mandioquinha são todos do mesmo grupo alimentar, escolher apenas um para acrescentar na sopa é o melhor caminho para alcançar uma refeição equilibrada.

Além disso, é fundamental conciliar uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos. Ainda, a hidratação é de extrema importância neste período, apesar da maioria das pessoas não sentirem tanta sede como em épocas mais quentes, consumir líquidos também é fundamental, para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, incluindo as associadas às vias respiratórias, por exemplo.

Por fim, beber líquidos, realizar uma alimentação equilibrada e não abrir mão da atividade física impede o aumento do peso na época fria do ano, para mais, é claro que ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável no inverno.

Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve todas as segundas para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*


Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Major da reserva da PM morre em decorrência do novo coronavírus
REPARAÇÃO HISTÓRICA
Volks faz acordo para reparar violações dos direitos humanos na ditadura
CAMPO GRANDE
Homem invade casa da ex e agride atual com socos e golpe de marreta
BRASIL
Caixa Econômica lança a "Super Sete" nova modalidade de loteria
POLÍCIA
Homem morre ao tentar invadir delegacia de Glória de Dourados
RIO DE JANEIRO
Alerj autoriza continuidade do processo de impeachment contra Witzel
DESCAMINHO
Polícia apreende carreta com cigarros e causa prejuízo de dois milhões
JUSTIÇA
Loja deve trocar produto que apresentar defeito até 6 meses de uso
PRESIDENTE INVESTIGADO
Julgamento no STF sobre depoimento de Bolsonaro será em plenário virtual
ITAQUIRAÍ
Ação conjunta prende traficante e apreende duas toneladas de drogas

Mais Lidas

DOURADOS
Carro carregado com calhas capota após colisão e mulher fica ferida
PARANÁ
Traficante Elias Maluco é encontrado morto em presídio federal
PEDRO JUAN
Terror na fronteira: três veículos de luxo são incendiados em pontos distintos
PANDEMIA
Prefeitura e MPE entram em acordo para retorno das aulas presenciais na rede privada