O Réveillon está chegando e muitas pessoas aproveitam esse momento para refletir sobre o ano que passou, não é mesmo? Afinal, não há quem não queira renascer, começando uma etapa cheia de realizações e com o desejo de esquecer os problemas que se alastraram. Mas o que fazer para iniciar 2016 de bem com a vida?
Aproveite que o fim de ano está próximo para avaliar todos os aspectos de sua vida para traçar novas metas e renascer.
Fim do ano: momento para renascer
Embora as pessoas tenham o desejo de renascer no ano seguinte, um outro sentimento também é comum nessa época: a frustração. “Muitas vezes, as pessoas ficam deprimidas e tristes e procuram tratamento psicológico, porque avaliam o ano e veem que não gostaram do que aconteceu”, explica a psicóloga Tatiane Baggio.
Segundo ela, geralmente as pessoas focam nas coisas que não deram certo. Então, para poder renascer, é importante ter metas e pensar no próximo ano, mas considerando que haverá momentos bons e ruins. Para a psicóloga, o ditado “adeus ano velho, feliz ano novo” é uma ilusão, porque a virada no calendário não é capaz de mudar as coisas.
“As pessoas não valorizam o que viveram no ano e querem esquecer algumas coisas, têm esperança de que o ano que vem vai ser ideal. Isso não é verdade”, atenta. Frente a isso, o que fazer?
Tatiane explica que o ideal é fazer metas baseadas na realidade. “O que foi bom ou não nesse ano? O que pode ou não mudar? O que fazer com isso? Essas são perguntas importantes”, ressalta. A psicóloga explica que essa tática evita a frustração. Entretanto, não significa que é proibido ter metas mais ousadas.
A dica da psicóloga é fazer duas listas. A primeira, com itens que a pessoa quer melhorar e que dependem exclusivamente dela. A segunda, incluindo coisas mais difíceis, que não dependem só dela, mas também de outros fatores.
Mas antes de traçar as metas, a recomendação de Tatiane é que cada pessoa tenha um momento a sós, em silêncio, em um lugar tranquilo, onde possa fazer uma avaliação para pensar sobre o próximo ano. Nessa hora, é importante fazer um balanço, definindo quais são os desejos, o que o indivíduo pode mudar e quais são as atitudes necessárias para isso.
Essa reflexão, inclusive, deve ser feita ao longo de todo o ano. “Estar constantemente tendo momentos longe da correria é uma forma de evitar o impacto do fim de ano”, menciona Tatiane.
Atitude positiva em 2016
Se o seu desejo é ter uma atitude mais positiva em relação à vida, então os conceitos da logoterapia, também chamada de análise existencial, pode ajudar. Tatiane, que trabalha com essa linha da psicologia, menciona que o criador da teoria, o psiquiatra austríaco Victor Frankl, trata do sentido da vida.
“Frankl, que é sobrevivente de um campo de concentração, fala sobre a busca pelo sentido da vida. Ele coloca a questão de a pessoa assumir responsabilidade diante de suas escolhas”, diz. Isso tem relação com a forma com que as pessoas enxergam as situações.
De acordo com a psicóloga, ter uma atitude positiva é aceitar o que não pode mudar. “Há coisas que serão difíceis e é preciso ter consciência das limitações e reconhecer o potencial que se tem”, afirma. Para Tatiane, quando a pessoa identifica algo que quer mudar no próximo ano, é hora de modificar a atitude.
“A atitude positiva vem de tomar consciência do que aconteceu, não se culpar, mas se responsabilizar, estabelecer metas para modificar algo e ter a aceitação de que tem coisas que não podemos mudar”, aconselha.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Laboratório de universidade federal analisa mais de 4 mil testes de Covid-19 em 2020
LEGISLATIVODeputados entregam a candidatos à Presidência da Câmara carta com prioridades para a educação
CÂMARA DOS DEPUTADOSProjeto prevê punição para o repasse indevido de salário de funcionários de agentes políticos
BRASILAnac divulga aéreas que podem transportar cilindros de oxigênio
OPINIÃOComo as alterações nos benefícios previdenciários podem te impactar

Mato Grosso do Sul realiza primeira vacinação contra o coronavírus
Governo foi informado dia 8 sobre escassez de oxigênio em Manaus
TRAGÉDIACriança de seis anos morre em acidente entre Bonito e Bodoquena

Palmeiras goleia Corinthians e segue sonhando com título brasileiro
Bombeiros são acionados para buscas após populares verem corpo boiando em rio
Mais Lidas

Morto por descarga elétrica pode ter tentado consertar portão

Homem morre após sofrer descarga elétrica em Dourados

Comitê alerta para crescente da Covid e prefeito expede decreto com novas regras
