Menu
Busca quarta, 16 de junho de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA & ESTÉTICA

Entenda como bichectomia pode causar envelhecimento precoce

19 maio 2021 - 10h04Por R7

Depois que a blogueira Jéssica Frozza afirmou que seu rosto caiu após realizar a bichectomia, muitas pessoas passaram a questionar seus riscos e benefícios. A intervenção requer alto grau de análise prévia, pois se baseia na retirada permanente da gordura na região da bochecha - a chamada "bola de Bichat".

Realizada com o objetivo de conquistar um rosto mais fino, o procedimento tem causado decepção em muita gente além de Jéssica, tanto que já existem até perfis nas redes sociais onde pessoas desabafam sobre tal frustração (@vitimasdabichectomia). 

O cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Victor Cutait, afirma que o resultado final a longo prazo tem altas chances de ser insatisfatório. Isso pode ocorrer tanto fisicamente, já que a bichectomia deixa o rosto com aparência muito fina e desigual, quanto emocionalmente, pois o procedimento, que deveria aumentar a autoestima, tem efeito totalmente contrário e abala a autoconfiança dos pacientes. 

A própria Sociedade Brasileira da Cirurgia Plástica realizou uma campanha em 2019, intitulada "Bichectomia: Não é tão simples quanto parece!", com o objetivo de demonstrar que a operação pode gerar distorções anatômicas que pioram com o passar dos anos.

Consequências

Outros problemas que podem decorrer essa intervenção no rosto incluem lesões do nervo facial, gerando paralisia, hemorragias, assimetria facial e infecções.

"A gordura é essencial para sustentação da face. Influenciadoras e a mídia trazem a bichectomia, que é a retirada da gordura, como uma operação com ótimos resultados, já que, no primeiro momento, o rosto realmente aparenta harmonia. Mas, a longo prazo, depois de cerca de dois anos, o procedimento pode minimizar drasticamente a gordura e a sustentação do rosto, causando envelhecimento precoce, olheiras e flacidez", explica o cirurgião.

Apesar de ser uma cirurgia considerada simples e pouco invasiva, o especialista adverte que há uma certa "banalização" do uso e que a operação é mais complexa do que se demonstra. A gordura da bola de Bichat é essencial, pois ajuda a manter o rosto com formato e estrutura adequados, além de ser muito importante para sustentar a musculatura da face.

"A gordura também atua como um amortecedor de impactos, além de ajudar nos movimentos de mastigação. Sua retirada pode, em casos específicos, trazer benefícios, mas é preciso muita cautela para que o resultado não seja o de envelhecimento precoce e desestruturação da face que, infelizmente, é irreversível", revela o médico. 

Além disso, segundo o cirurgião, a região onde o procedimento é feito é ligada a uma área muito delicada da face, próxima a várias terminações do nervo facial, por onde a saliva circula da glândula para a boca, sendo um dos principais vasos sanguíneos da face. Por isso, é importante pensar com calma antes de se submeter a esse tipo de intervenção estética.

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Câmara aprova incentivo fiscal a quem doar a pesquisas contra covid-19
IMUNIZAÇÃO
População indígena lidera índice de vacinação no Brasil
FUTEBOL
Náutico domina Vila Nova, mantém 100% e segue na ponta da Série B
STF
Ministro concede a Wilson Witzel direito de não comparecer à CPI da Covid
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
POLÍTICA
Câmara aprova MP que libera verba para municípios atingidos por chuvas
MINISTÉRIO DO TURISMO
Nove em cada 10 empreendedores que acessaram recursos são pequenas empresas
JUSTIÇA
CNJ aprova resolução sobre orientações jurídicas para casamentos
UNIGRAN
XVIII Jornada Acadêmica de Psicologia aborda efeitos da pandemia na Psicanálise
FUTEBOL
Copa América: seleção treina na Granja Comary
CODESUL
Governador propõe unificação de atas de preços e mutirão pós-pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescente morre atropelado na BR-163 e condutor foge do local
DOURADOS
Homem tem carro furtado depois de ir com quatro pessoas para motel na BR-463
DOURADOS
Adolescentes e jovem são levados para DP para esclarecer furto de carro em motel
DOURADOS
Após filas e aglomerações, secretário faz duras críticas à população