Menu
Busca sexta, 15 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA & ESTÉTICA

Em busca da pele perfeita? Veja a ordem correta de aplicação de cosméticos

16 novembro 2020 - 06h00Por MSN

Adora fazer uma skincare mas fica confusa sobre qual produto usar primeiro? Não se preocupe mais, pois daremos o caminho das pedras para você alcançar a pele perfeita. Um passo a passo simples para ter uma rotina do dia e da noite.

Uma das primeiras coisas que precisa saber é que os produtos têm uma finalidade pela manhã e outra à noite. Ao acordar, sua pele precisa de proteção para suportar a ação dos agentes externos, como o sol e a poluição. À noite, ela precisa de recuperação.

Pensando assim, fica mais fácil ordenar sua rotina de limpeza e tratamento. Veja, a seguir, os principais cuidados que você precisa ter com sua pele diariamente e como fazê-los com a ajuda dos cosméticos, utilizando-os da forma correta.

1. Faça a limpeza
Esse é o primeiro passo para ter um resultado eficaz no skincare. A pele precisa estar bem limpa e com os poros desobstruídos para que os outros produtos sejam absorvidos e cumpram o seu objetivo.

 

Vale lembrar que cada tipo de pele pede um sabonete para o rosto específico. Geralmente, peles oleosas e/ou com acnes precisam ser limpas com um gel de limpeza. É importante encontrar o que mais se adequa ao seu tipo de pele. (Veja aqui outras dicas de como tratar peles acneicas)

2. Use um bom tonificante
Depois de estar com a pele bem limpa, é hora de tonificar. O tônico facial é o produto que ajudará a normalizar o pH do rosto - que costuma ser alterado pelos sabonetes - e deixar a pele pronta para receber os outros produtos.

Além disso, o tônico consegue remover impurezas mais profundas que a limpeza não alcançou. E por ter uma função adstringente, também ajuda no controle da oleosidade, fechando os poros e contraindo os vasos sanguíneos.

3. Hidrate a região dos olhos
A pele que fica em volta dos olhos é mais fina que a pele do rosto. Por isso ela precisa de cuidados específicos. É nessa região, inclusive, que as primeiras rugas começam a aparecer, então vale a pena dar atenção a ela.

Depois de cuidar da limpeza da pele, hidrate a região dos olhos com um creme específico para a área. O creme hidratante para os olhos tem componentes próprios para restaurar e ajudar a reduzir a formação das linhas finas de expressão.

4. Invista no sérum
Os séruns são produtos concentrados que tanto hidratam quanto nutrem a pele. De textura superleve, ele pode ser aplicado em pequenas quantidades, pois espalham com facilidade.

Por ser um concentrado, é recomendado que seja utilizado na pele limpa, para que seja amplamente absorvido. Pesquise sobre o mais adequado para o seu tipo de pele e não deixe ele de fora da sua rotina de beleza.

5. Alimente a pele com vitamina C
O queridinho da pele perfeita é a vitamina C. Além de dar vitalidade e estimular a produção de colágeno, ela protege contra os danos do sol. Atualmente, no mercado, há diversos tipos desse antioxidante.

É possível encontrar versões em creme ou em sérum, combinada com outros ativos, como o ácido hialurônico, ou concentrada. Vale saber com o dermatologista a melhor verão para sua pele.

6. Hidrate-se e tenha uma pele perfeita
Toda pele precisa de hidratação, inclusive as oleosas! Portanto, a aplicação do hidratante é um dos passos mais importante da rotina. Sua função dar proteção à pele e combater o ressecamento.

De manhã, opte por um hidratante do tipo sérum, por ser mais leve. À noite, invista em um enriquecido com outros princípios ativos, para recuperar a pele. Mas se sua pele for bastante oleosa, procure por produtos indicados para esse tipo de pele; com efeito mate, por exemplo.

7. Nunca esqueça do protetor solar
Para finalizar os cuidados com pele pela manhã: protetor solar! Além de proteger dos efeitos maléficos do sol, ele protegerá do envelhecimento precoce e do câncer de pele. O protetor solar deve ser o último produto a ser usado.

Se o seu hidratante ou base já tiver um bom protetor solar, não é preciso usá-lo novamente. Mas fique atento se o FPS (fator de proteção solar) desses cosméticos atende às suas necessidades.

Atenção! Entre a aplicação de um produto e outro, espere uns 10 a 15 minutos. A pele do rosto precisa absorver bem os nutrientes contidos no produto aplicado antes de receber outros.

Rotina para a noite

Ao final do dia, sua pele precisará de alguns cuidados. Retirar completamente a maquiagem é o primeiro deles. Então, invista em um bom demaquilante, ou água micelar (no caso de peles oleosas), para que não fique nenhum resíduo.

Em seguida, repita a rotina da manhã, lavando bem o rosto, tonificando, cuidando da área dos olhos, aplicando um antioxidante e finalizando com o hidratante facial. Ao criar esse hábito, será mais fácil alcançar a tão sonhada pele perfeita.

 

Leia Também

Em atitude suspeita, jovem acaba presa por receptação
ANASTÁCIO
Em atitude suspeita, jovem acaba presa por receptação
BRASIL
CPI da Pandemia redefine último dia de depoimentos na semana que vem
Com instabilidade na rede elétrica, central de vacinação interrompe serviços
DOURADOS
Com instabilidade na rede elétrica, central de vacinação interrompe serviços
Ruas são interditadas em Dourados após vendaval; veja quais
TEMPORAL
Ruas são interditadas em Dourados após vendaval; veja quais
Alan decreta situação de emergência após temporal que deixou rastro de destruição em Dourados
CLIMA
Alan decreta situação de emergência após temporal que deixou rastro de destruição em Dourados
DOURADOS
Asfalto de avenida cede na região Norte e trânsito é interrompido
CLIMA
ASSUSTADOR: Vídeo mostra chegada da tempestade de poeira em Dourados
EDUCAÇÃO
Universidades devem ter visão de futuro e reitores comprometidos, dizem especialistas
POLÍCIA
Foragidos da justiça são recapturados no Vale do Ivinhema
CORONAVÍRUS
Ocupação de leitos por casos confirmados de Covid-19 está abaixo de 10% em todas as macrorregiões

Mais Lidas

DOURADOS
Polícia indicia três e recupera R$ 32 milhões de golpe milionário em empresa
FRONTEIRA
"Olheiro" de vítimas da chacina em Pedro Juan é preso
VIOLÊNCIA
Ataque na fronteira deixa um morto e dois feridos, entre eles vereador
CLIMA
Chuva e ventos fortes derrubam árvores em Dourados e causam estragos em posto da PRF