Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021
(67) 99659-5905
SAÚDE

Dormir com animal de estimação pode melhorar o sono

15 janeiro 2016 - 16h00

O assunto é polêmico e normalmente causa discussão. Todos já ouvimos falar que dormir com animal de estimação pode fazer mal à saúde – e a maioria dos médicos concorda com essa afirmação. No entanto, uma nova estudo parece contrariar essa ideia.

Segundo uma pesquisa publicada pelo Centro de Sono da Mayo Clinic, dos Estados Unidos, passar a noite com o pet faz bem e traz sensação de segurança. Ou seja, não precisa ser encarado como algo ruim ou prejudicial.

Dados da pesquisa Radar Pet, realizada em 2012 pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) em sete capitais brasileiras, mostrou que no Brasil 55% dos cães dormem dentro de casa e 23% dormem com os donos.

Nos EUA, 60% dos lares têm animais de estimação. De acordo com a American Pet Products Association, 62% dos donos de cachorros pequenos dormem com o animal e 32% das pessoas que têm animais maiores admitiram dormir com o bicho.

Estudos comprovam as vantagens em conviver com animais

Segundo o médico veterinário Marty Becker, autor de O poder curativo dos bichos, por meio de um relacionamento íntimo com nossos animais, despertamos em nós características poderosas e importantes como lealdade, amor, instinto e jovialidade.

Relatório da Associação Americana do Coração aponta ainda que conviver com um animal reduz o risco de doenças cardíacas. Os bichos também diminuem o estresse – o que baixa a frequência cardíaca -, a pressão arterial e o colesterol.

Já na Universidade de Sydney, na Austrália, descobertas científicas apontam que os tutores de cães e gatos têm taxas mais baixas de triglicerídio e colesterol. Pesquisadores da Finlândia, por sua vez, comprovaram que crianças que mantinham mais contato com animais gozavam de um sistema imunológico mais forte.

Ou seja, pesquisas não faltam para comprovar os benefícios que eles oferecem. Não é à toa que eles estão cada vez mais próximos dos seres humanos, deixando os quintais para participarem do dia a dia das pessoas.

Cuidados para dormir com animal

Você já deve ter percebido que ter um bichinho por perto pode ser uma ideia e tanto. Quando o assunto é dormir com animal, portanto, o que vale é tomar alguns cuidados adicionais e evitar problemas.

O primeiro deles é com a higienização, que deve estar sempre em dia. Dar banhos regulares e utilizar produtos próprios ajuda a evitar que, ao deitar com você, o seu cachorro ou gato leve pulgas para a cama ou então carregue sujeiras acumuladas no pelo.

Manter a vacinação sempre em dia também é tarefa fundamental. Isso evita que o seu bichinho possa ficar vulnerável e mesmo transmitir doenças. Também vale o cuidado para não apertar o animal sem querer, especialmente os pequenos e mais frágeis.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SISTEMA DE SAÚDE
Pacientes de Manaus continuam sendo transferidos para hospitais universitários federais
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto altera requisitos exigidos para o cargo de diretor de presídio
SAÚDE
Lesão de continuidade na pele pode ser porta de entrada para bactérias
EDUCAÇÃO
Fapec seleciona profissionais para atuarem em projetos coordenados pela fundação
FUTEBOL
Com eleição adiada, Barcelona não deve ir ao mercado em janeiro
BRASIL
Ciclistas protestam contra morte de colega por motorista bêbado no Rio de Janeiro
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Projeto concede incentivo fiscal para quem patrocinar cirurgias no SUS
ESPORTES
Australian Open: tenistas são isolados após contatos com infectados
SAÚDE
Covid-19: entidade orienta sobre vacinação em pacientes reumáticos
FRONTEIRA
Homem é preso portando arma de fogo e munições em Ponta Porã

Mais Lidas

BR-163
Homem morre após colidir carro de passeio contra caminhão
OPERAÇÃO
Polícia fecha "boca de fumo" comandada por família no Canaã IV
SIDROLÂNDIA
Flagrada invadindo residência, mulher é amarrada em árvore por populares
PANDEMIA 
Dourados tem oito mortes por Covid em 24 horas