O Brasil enfrenta, atualmente, uma espécie de transição nutricional, já que hábitos até então comuns como o consumo de arroz e feijão registraram queda, enquanto carnes gordurosas e alimentos embutidos passaram a ser amplamente consumidos.
Várias pesquisas revelam que a população brasileira está deixando de lado o hábito de consumir leguminosas e cereais nos últimos anos. Esses alimentos estão sendo substituídos por outros nada nutritivos, como por exemplo, pelos biscoitos, que tiveram um crescimento de 400% no mesmo período.
Devido a este desiquilíbrio, nos últimos anos a desnutrição, que era um problema, recuou, mas a obesidade e o excesso de peso cresceram em função de uma alimentação não adequada, não balanceada e também de níveis baixos de atividade física.
Paralelamente houve uma transição das práticas alimentares dos limites domésticos para alimentação fora de casa, praticidade do preparo (alimentos prontos e congelados) e a falta de informação, muitos acreditam de consumir arroz com feijão engorda. Tudo que consumido desequilibradamente contribui para o aumento do peso. Na verdade o arroz com feijão não engorda desde que consumido nas quantidades ideias.
Ao contrario que muitos imaginam essa dupla contribui para prevenção de obesidade e várias outras enfermidades como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. A combinação de arroz e feijão como alimentos tradicionais pode exercer poder de proteção contra as doenças citadas, possivelmente por se tratar de uma combinação de baixa densidade energética e baixo teor de gordura, assim como de baixa carga glicêmica e alta densidade de fibras, principalmente pelo feijão. Associar esses alimentos nas refeições no dia a dia acaba sendo uma excelente prática, o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão, já o aminoácido metionina é pobre no feijão, mas existe abundância no arroz, por este motivo que eles se completam, tornando-se um par perfeito.
Portanto devemos, cada vez mais, valorizar nossa cultura alimentar e jamais permitir que se percam hábitos alimentares como este: tipicamente brasileiros e altamente nutritivos!
Especialização em Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia, especializanda em Nutrição Esportiva - CRN3 27940. Escreve as segundas para o Dourados News. E-mail: contatonutrifernanda@gmail.com*
Deixe seu Comentário
Leia Também

Notificação a vendedora de marmitas por movimentar pix é fake news, diz Receita Federal

MS projeta salto na industrialização da tilápia

Lula fala em reciprocidade após expulsão de delegado dos EUA

Acusado de assaltar motoristas de aplicativo é preso em Dourados

ONG busca ciência para orientar manejo sustentável de costões rochosos

Postos da Seleta e Santo André abrem neste feriado a partir das 12h

Com miniaturas, artesãos dão novo sentido à Brasília dos monumentos

Previsão é de temperatura em alta e umidade baixa em Dourados no feriado

Dentista é preso na fronteira após denúncia de assédio em clínica

EUA mandam delegado envolvido na prisão de Ramagem deixar o país
Mais Lidas

Saque-aniversário do FGTS segue disponível em abril; veja quem pode retirar valores

Vereador cobra medidas urgentes contra circulação de veículos elétricos guiados por menores

Em ocorrência, enfermeira descobre que vítima era o próprio filho

