Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA & ESTÉTICA

Crescimento de cabelos: 7 dicas para fazer os fios crescerem saudáveis e fortes

Desde alimentação ao que não fazer no dia a dia, saiba quais cuidados tomar para que os fios cresçam com bonitos e bem tratados

02 dezembro 2020 - 06h00Por iG Delas

Muitas mulheres se queixam pelo tempo excessivo que pode demorar para que os cabelos cresçam . Isso acontece ainda mais para quem passa dos 25 anos, já que depois dessa idade o nível de crescimento de cabelos fica mais escasso.

“Existem diversas causas para esse fenômeno de queda dos fios, que podem sofrer com a miniaturização [ou seja, ficando cada vez mais finos ] quando é um problema genético ou caírem de forma intensa por conta de dietas restritivas, estresse ou pós-parto”, diz o médico tricologista Lucas Fustinoni.

No entanto, existem sete maneiras simples de ajudar os fios a voltarem a crescer de maneira saudável e forte. Conheça quais são.

1- Consuma ferro
Ter a quantidade adequada de ferro no corpo faz com que hemoglobinas sejam criadas. Elas levam o sangue para os pulmões e geram oxigênio, o que faz com que células sejam nutridas. Entre essas células estão os fios. Portanto, é importante verificar se a baixa quantidade de ferro no corpo não está dificultando o crescimento dos fios.

Para calibrar o organismo, inclua na dieta alimentos que sejam ricos em ferro, como espinafre, lentilha, carne vermelha, castanha de caju e feijão.

2- Tenha uma alimentação completa

O tricologista afirma que o  cabelo é composto por proteínas que precisam ser mantidas com uma  alimentação que contenha minerais, vitaminas, proteínas, gorduras e carboidratos saudáveis. Aposte em legumes, tofu, quinoa, frango, peixe e carnes magras.

Outro grande aliado para a alimentação pode ser o ovo , já que o alimento possui proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro

“Esses micronutrientes são envolvidos nos processos de formação da fibra capilar e de multiplicação das células da raiz do cabelo, facilitando o processo. É por isso que o consumo de ovos contribui para sua saúde capilar ”, explica.

3- Busque por suplementos
Devido à rotina corrida, muitas pessoas às vezes não conseguem ingerir todos os nutrientes necessários na alimentação. Por esse motivo, vale conversar com um profissional para pensar em suplementos para ajudar no crescimento de cabelos.

“Sabemos que o folículo rico em colágeno permite uma ancoragem de alta eficiência diminuindo a queda do cabelo, por isso essas substâncias são importantes. Além disso, elas ajudam a promover um incremento do fluxo de nutrientes permitindo o aumento da produção de queratina e, por consequência, melhora significativa da densidade capilar”, afirma Fustinoni.

4- Cuidado ao prender os cabelos
Sim, os  penteados são capazes de compor um look e o rabo de cavalo pode ser um grande aliado no dia a dia. No entanto, evite prender o cabelos com muita força e nunca durma com os cabelos presos. Busque por prendedores que tenham tecido suave. O médico explica que uma boa opção é prender os cabelos com hashis de madeira -- iguais aos usados para comer sushi.

5- Não abuse do secador, chapinha e água quente
Secador  e chapinha podem ser grandes aliados, mas devem ser usados com moderação. Isso porque essas ferramentas podem tirar a umidade dos cabelos, tornando-os mais frágeis e fáceis de quebrar. “Além disso, a agressão constante do calor ao couro cabeludo por inflamar os folículos e dificultar o crescimento dos fios”, afirma o médico.

A  água quente também é uma inimiga dos fios, já que podem abrir as cutículas capilares e piorar a situação ao usar secadores e chapinhas; além de piorar a caspa.

6- Busque por um medicamento
Caso o problema de crescimento de cabelos seja severo, o médico afirma que é possível buscar tratamento com remédio. Ele afirma que as pessoas podem usar o Minoxidil 5% , que pode ser facilmente encontrado na farmácia e age ao aumentar a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que melhora a oxigenação ali, aumentando a fase de crescimento dos fios.

No entanto, é muito importante saber aplicar da maneira correta, que é dividindo o cabelo em cinco partes. Comece aplicando pelo centro e borrife cinco vezes em cada parte. Massageie até que o Minoxidil seja completamente absorvido.

7- Use equipamentos de ledterapia
Os tratamentos com aparelhos que usam LEDs espessam os fios e aumentam a quantidade de cabelos, mantendo-os mais tempo na fase de crescimento. Essa pode ser uma saída mais rápida para o crescimento de cabelos .

“São bonés ou capacetes que usam a luz vermelha no comprimento de 660 nanômetros, que fornece energia, na medida em que a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria são estimuladas a produzir mais ATP nas células. O efeito esperado é de engrossamento e aumento do número de fios no couro cabeludo, além de ser um auxílio na penetração das loções prescritas pelo dermatologista”, conta Fustinoni.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comissão debate a criminalização de práticas preconceituosas por agentes de segurança
DIREITOS HUMANOS
Comissão debate a criminalização de práticas preconceituosas por agentes de segurança
Idoso é espancado e tem carro roubado por bandidos
REGIÃO
Idoso é espancado e tem carro roubado por bandidos
Escola Joaquim Gonçalves Ledo terá reforma geral
EDUCAÇÃO
Escola Joaquim Gonçalves Ledo terá reforma geral
REGIÃO
Homem é preso suspeito de furtar televisores e notebooks de colégio
Gestante é esfaqueada por atual mulher de ex-marido na fronteira
REGIÃO
Gestante é esfaqueada por atual mulher de ex-marido na fronteira
DOURADOS
Soldados da PM recebem treinamento de defesa pessoal
EVENTO
7ª edição da Semana Espírita de Dourados começa nesta terça-feira
REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Dois Ceims suspendem atividades por falta de energia em Dourados
CORUMBÁ
Polícia intervém em briga generalizada que envolvia até menor
IBGE
Quase 80 mil vivem em áreas indígenas ou quilombolas no Estado

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
ROMA I
Acusados de estupro, mãe de menor e jovem responderão processo em liberdade
DOURADOS
PMA prende e autua dois pescadores em R$ 2,6 mil
DOURADOS 
Cidade não tem desabrigados, mas tempestade afetou dezenas de casas na periferia