Menu
Busca segunda, 25 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA E ESTÉTICA

Bicicleta emagrece: saiba como perder peso pedalando

17 setembro 2021 - 16h00Por Portal MSN

Que bicicleta emagrece não é novidade. Realizar qualquer tipo de atividade que envolva esforço físico ajudará o organismo a consumir mais energia. Algo que contribui para o gasto calórico e auxilia na perda de peso. Afinal, o cálculo de emagrecimento é simples: é necessário gastar mais do que se consome. Portanto, uma alimentação sem exageros e atividades físicas regulares já podem promover a perda de gordura.

Mas, uma forma de potencializar os resultados, é otimizar os treinos para que eles consumam o máximo possível de calorias. O cuidado é apenas saber quais são os seus limites e respeitá-los. Treinos de bicicleta são ótimas ferramentas de emagrecimento e encaixam com todos os tipos de ciclistas: iniciantes, intermediários ou avançados.

“A otimização da perda calórica é possível graças à possibilidade de se aumentar a intensidade do exercício, elevando a frequência, o que a bike proporciona”, conta o educador físico Ronaldo Martinelli. Além disso, pedalar também pode gerar momentos de prazer, com a sensação de liberdade associada à liberação de hormônios, como a endorfina. E, como se não bastasse, também ajuda a tonificar as pernas.

Motivos não faltam para começar a andar de bicicleta e emagrecer com saúde. Confira abaixo como diferentes práticas da modalidade podem incentivar a perda de peso corporal:

Iniciantes – Bicicleta ergométrica

Uma forma de manter o corpo sempre ativo sem precisar sair de casa é apostar nas bicicletas ergométricas. Elas também são ótimas opções para complementar o treino de musculação na academia. Uma ferramenta prática, segura e eficaz. “Na ergométrica, você emagrece. Além de fortalecer o coração e a musculatura das pernas, ela é responsável pela manutenção da boa postura”, conta a educadora física Juliana Romantini.

Intermediários – Spinning

Após se adaptar à bicicleta ergométrica, partir para a power bike é uma boa maneira de aumentar a intensidade. Quanto mais extenuante for o exercício praticado, maior será o gasto calórico e a perda de peso. Portanto, se o objetivo é emagrecer, o bom e velho spinning pode ser uma solução. Segundo o treinador Gustavo Berkhout, a atividade é interessante por intercalar picos de alta frequência cardíaca com momentos mais leves.

“E é importante focar, também, na técnica correta do movimento a fim de potencializar o treino. Não adianta aumentar a intensidade se a qualidade da pedalada estiver ruim. Isso pode gerar lesões”, explica Berkhout.

Avançados – Mountain Bike

Cansado de pedalar em lugares fechados? É hora de ir para a rua. Uma boa opção é ir para lugares pouco movimentados, com presença da natureza e vento no rosto. Sentir toda a liberdade que a bike pode proporcionar é muito gostoso, mas para que o treino seja efetivo para o emagrecimento, é necessário ter intensidade. Para isso, o sistema de marchas pode ser uma boa ferramenta de percepção de esforço.

“Para que o treino seja proveitoso, é importante, ainda, levar em conta o tempo e a intensidade do exercício, segundo uma escala de 1 a 10”, explica o treinador Gilberto Ambrogi. De acordo com Martinelli, uma alternativa é apostar em terrenos íngremes, variações de ritmo, velocidade e cadência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
ARQUITETURA E DESIGN
As 6 piores coisas que você pode fazer com seu sofá
VICENTINA
Após denúncias, dois são presos por perturbação do sossego
Viatura atinge motociclista e homem vai parar no hospital
DOURADOS
Viatura atinge motociclista e homem vai parar no hospital
Veículo danificado em rodovia é apreendido com mais de meia tonelada de drogas
MARACAJU
Veículo danificado em rodovia é apreendido com mais de meia tonelada de drogas
"Veículos MS" é caderno exclusivo do Dourados News para empresários conquistarem o público
VEÍCULOS MS
"Veículos MS" é caderno exclusivo do Dourados News para empresários conquistarem o público
ECONOMIA
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
PANDEMIA
Média móvel de casos Covid apresenta nova queda em Dourados
COMER BEM
Aprenda esse delicioso bolo de chocolate sem farinha
BONITO
Pescador é preso e autuado em R$ 2,3 mil por pesca predatória
BRASIL
Em meio à leitura de pareceres, CPI vota amanhã relatório de Renan

Mais Lidas

CÁRCERE PRIVADO
Tentativa de sequestro a criança termina com jovem preso em Dourados
CLIMA
Vendaval atinge Dourados e deixa rastro de destruição
ACIDENTE
Morto em acidente na BR-163 voltava de festa em Caarapó
DOURADOS
Vento supera 40 quilômetros por hora e grande perigo de tempestade inicia de tarde