Menu
Busca sábado, 25 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
BELEZA E ESTÉTICA

Argiloterapia capilar: o que é, benefícios e tipos

14 setembro 2021 - 06h00Por MSN

Certamente você já ouviu falar que a argila é ótima para a pele, mas você sabia que para os cabelos também? Com a argiloterapia capilar os fios podem ficar mais sedosos, com um bom crescimento e livre da oleosidade. Mas a boa notícia é que este é um tratamento superacessível. 

Para alcançar o resultado esperado você não precisa gastar fortunas no salão. Afinal, este tratamento pode ser feito em casa mesmo; basta seguir alguns cuidados e saber o tipo de argila mais indicado para o seu caso. Conheça a seguir cada tipo e sua função e saiba como fazer a argiloterapia em casa. 

O que é argiloterapia? 

A argila tem propriedades que ajudam no crescimento e fortalecimento dos fios. (Imagem: kazmulka/iStock)

A argila é um componente de origem mineral que possui diversos elementos que trazem benefícios para a pele e o couro cabeludo. Por isso, seu uso é tão comum em cuidados de beleza. Na argiloterapia não é diferente, pois trata-se de um procedimento de desintoxicação capilar que alcança resultados incríveis.

Entretanto, vale dizer que, apesar de ser um tratamento capilar, seu uso deve ser exclusivo no couro cabeludo. A aplicação de argila nos fios pode causar danos em sua estrutura e quebrá-lo em toda a extensão. Portanto, a função da argiloterapia é cuidar do cabelo a partir da sua base e também antes de nascer.

Os elementos que compõem a argila - silício, magnésio, cobre, zinco, cálcio, potássio, cobalto e ferro, dependendo da cor - auxiliam no crescimento do fio, agindo, desde a papila capilar, na circulação sanguínea do couro cabeludo e no controle da oleosidade. Mas os benefícios podem ser ainda maiores.

Tipos de argiloterapia 

Cada tipo e cor de argila é indicado para um tratamento capilar específico. (Imagem: IrinaBort/iStock)

O tratamento de argiloterapia capilar tem diferentes funções. Pode atuar na recuperação de nutrientes e até tratar problemas de pele, como dermatite e psoríase. Mas, quando o assunto é a parte estética, tudo dependerá do seu objetivo.

Para cada necessidade, uma cor de argila será a ideal. Portanto, é preciso conhecer bem as propriedades de cada argila e sua composição para alcançar o resultado desejado. Além disso, saber o preparo adequado de cada tipo para a aplicação; sempre no couro cabeludo! Veja as cores de argila mais comuns de achar:

Preta

A argila preta é considerada a mais nobre das argilas. Conhecida também como lama vulcânica, ela é a mais indicada para cuidar da queda de cabelo e dos fios quebradiços e oleosos. Sua aplicação deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante. Algumas podem ser diluídas em água, enquanto outras, em um creme específico. Porém, não faça o tratamento mais de 1 vez por semana.

Verde 

Além de cuidar dos fios, a argila verde trata problemas dermatológicos, como caspa e seborreia. (Imagem: kazmulka/iStock)

Se você tem o cabelo oleoso, com caspa e seborreia, a argila ideal para você é a verde. Além de ter ação adstringente, ela tem o poder de desintoxicar o couro cabeludo e nutri-lo como nenhuma outra, pois é a mais rica em minerais. Também é ótima para controlar a produção de óleo no couro cabeludo.

Branca

A argila branca é a mais indicada para aplicar em cabelos loiros e platinados, pois não corre o risco de manchá-los. Além disso, ela repõe os nutrientes perdidos com o uso de químicas e tintura, controla a oleosidade e hidrata. Por ser a argila mais leve de todas, é a única que pode ser aplicada no comprimento dos fios.

Vermelha

Para fazer uma limpeza profunda no couro cabeludo, não há outra argila mais indicada que a vermelha. Por ter uma alta concentração de ferro, ajuda a eliminar os resíduos que se acumulam com o tempo e, ao mesmo tempo, traz brilho aos fios.

Amarela

Uma ótima opção para limpar o couro cabeludo, a argila amarela é rica em silício e alumínio. Porém, se você tiver feito algum tratamento químico, como relaxamento ou alisamento, espere no mínimo 2 meses para aplicar a argila. Pois ela pode retirar componentes químicos do cabelo e alterar o resultado final.

Cinza

Com ação anti-inflamatória, a argila cinza é um grande aliado no combate à queda de cabelo. Além de estimular a circulação sanguínea, ela ajuda no crescimento de novos fios saudáveis.

Argiloterapia em casa 

A argila diluída deve ser aplicada somente no couro cabeludo. (Imagem: triocean/iStock)

Agora que você já sabe o que é argiloterapia capilar, pode aproveitar todos os benefícios que ela traz para os seus cabelos. Mas antes de aplicar no couro cabeludo, veja como fazer o tratamento de maneira correta.

Como fazer

Como dito anteriormente, com exceção da argila branca, todos os tipos devem ser aplicados somente no couro cabeludo. Mas primeiro, é preciso deixá-lo limpo e pronto para receber a argila. Portanto, lave bem o couro cabeludo com um sabonete neutro ou óleo essencial.

Em seguida, prepare a argila de acordo com as instruções do fabricante; geralmente, ela pode ser diluída em água (mineral ou termal), creme ou óleos essenciais. No caso de cabelos oleosos, vale a pena misturar com shampoo. Não aplique a argila sem diluir, pois pode causar danos ao fio.

Coloque o produto no couro cabeludo com a ajuda de um pincel de tintura e deixe agir por no máximo 20 minutos. Logo em seguida, coloque a cabeça em água morna corrente e deixe a argila amolecer e sair naturalmente. Nunca esfregue os fios durante o processo, retire a argila com cuidado e paciência.

Por fim, se o seu cabelo for seco, lave-o com condicionador ou aplique uma máscara de tratamento para hidratar os fios. Você pode realizar a argiloterapia capilar de 15 em 15 dias ou de 3 em 3 semanas. Avalie sempre a necessidade dos seus fios, mas não faça mais de uma vez por semana.

Leia Também

Lojas de veículos são alvos de disparos de arma de fogo na fronteira
PONTA PORÃ
Lojas de veículos são alvos de disparos de arma de fogo na fronteira
Acidente envolvendo três carretas deixa motorista ferido e veículo tombado em MS
RIO VERDE
Acidente envolvendo três carretas deixa motorista ferido e veículo tombado em MS
LOTERIA
Mega-Sena pode sortear R$ 7 milhões neste sábado
Douradenses participam da final da 'Batalha de Bandas' de MS neste sábado
NA CAPITAL 
Douradenses participam da final da 'Batalha de Bandas' de MS neste sábado
Motorista acaba preso com postes de concreto 'recheados' com maconha
FRONTEIRA
Motorista acaba preso com postes de concreto 'recheados' com maconha
LEGISLATIVO DE MS
Deputado quer proibir exigência de passaporte sanitário em MS
REGIÃO 
Jovem é flagrado em rodoviária com 11 tabletes de maconha
RODOVIA ESTADUAL 
Após tentativa de fuga, três são presos com mais de duas toneladas de maconha
DOURADOS/ITAPORÃ
Mara Piccinelle é escolhida vice na chapa com Beto Teixeira para 4ª subseção da OAB
SAÚDE
Fiocruz entrega mais de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Homem é encontrado morto em casa por funcionária na Vila São Brás
RACISMO
Em SP, DJ Alok recorda exclusão de integrantes do 'Brô MCs' durante show em Dourados 
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
DOURADOS
Júri condena jovem que matou amiga com tiro na nuca e alegou 'acidente'