Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
BELEZA E ESTÉTICA

7 dicas para ser um cabeleireiro especialista em cortes de cabelo

18 abril 2020 - 06h00Por Segredos de Salão

Cada vez mais cabeleireiros buscam se especializar na área com que têm mais afinidade para que possam investir em cursos e aprimorar seus resultados. Para se tornar especialista em cortes, é preciso ir além da formação básica e focar cada vez mais seus estudos em dominar as mais variadas técnicas para redefinir o caimento, o comprimento e o formato dos cabelos. Nessa caminhada, pequenos detalhes podem fazer a diferença, então o site Segredos de Salão reuniu7 dicas valiosas para se tornar um cabeleireiro especializado em cortes e se destacar cada vez mais no mercado. Confira!

DICA 1 - APRENDER A LIDAR COM CABELOS DE DIFERENTES TEXTURAS
Um bom cabeleireiro precisa estar preparado para trabalhar com todos os tipos de cabelo. No caso dos cortes, sempre existe um grupo de modelos e técnicas que são mais indicados para cada tipo, assim como cabelos diferentes com um mesmo corte terão resultados diferentes. Por isso, para se tornar um especialista, é importante estudar e praticar o máximo possível em texturas e comprimentos variados. Dessa forma, você estará pronto para atender qualquer cliente de cabelo liso, ondulado, cacheado, crespo, fino, grosso, minguado ou cheio que contratar seus serviços.

DICA 2 - ENTENDER DE VISAGISMO PARA PERSONALIZAR O CORTE PARA CADA CLIENTE
Um dos principais diferenciais de um cabeleireiro especialista em cortes de cabelo é sua capacidade de recomendar e criar os melhores modelos para cada pessoa. Para chegar nesse nível de conhecimento, o segredo é se dedicar aos estudos de visagismo, uma bagagem que vai te permitir personalizar seus serviços para valorizar as características do visual de cada cliente. "O visagismo é o estudo das formas, das linhas e da simetria do rosto" afirma Brunna Fabrício , hairstylist e embaixadora L'Oréal Professionnel. Com esse conhecimento, você saberá indicar e construir o corte perfeito para valorizar certos traços e disfarçar outros de acordo com o que for pedido pelo cliente.

DICA 3 - CONHECER DIFERENTES VERSÕES E TÉCNICAS PARA UM MESMO CORTE
A versatilidade é fundamental para a carreira do cabeleireiro. Por ser um profissional que lida com tendências, ele precisa estar pronto para criar visuais variados em um mesmo tipo de fio, mas também para reproduzir um mesmo corte em fios de tipos diferentes de forma que valorize as características da pessoa. Por isso, é necessário conhecer as técnicas que permitem, por exemplo, adaptar um long para cabelos finos e grossos, trabalhar com cabelos volumosos em diferentes comprimentos e oferecer sempre visuais modernos sem esquecer de personalizar a criação para combinar da melhor forma possível com os cabelos e os desejos do cliente.

DICA 4 - COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE FAZ TODA A DIFERENÇA
Uma das reclamações mais comuns entre clientes após cortarem os cabelos é que o cabeleireiro não fez o que foi pedido. Em alguns casos, o cliente não é claro na hora de expressar suas expectativas, mas também há vezes em que o profissional escolhe seguir as próprias preferências por acreditar que o resultado será melhor. Para evitar um mal entendido, o melhor a fazer é manter uma boa comunicação com a pessoa que contrata seu serviço. Faça perguntas antes do corte, mostre fotos que sejam boas referências, explique o que pode e não pode ser feito e quais resultados podem ser esperados. Dessa forma, você e o cliente entrarão em um consenso e você poderá criar o corte com mais segurança.

DICA 5 - REALIZAR E ENSINAR DIFERENTES TIPOS DE FINALIZAÇÃO
A maior parte do sucesso de um corte de cabelo é sua estrutura, mas a finalização também é fundamental para que as madeixas se mantenham bonitas a longo prazo. É no momento do styling que o formato do modelo ganha vida e o caimento dos fios é definidos. Um bom corte faz toda a diferença no resultado. Por isso, o cabeleireiro especialista em cortes precisa saber como estilizar o modelo criado da melhor forma para mostrar ao cliente o potencial do visual. Além disso, também é necessário ensinar a pessoa a recriar o efeito desejado em casa, secar os fios da forma correta, variar no styling quando tiver vontade e cuidar do novo look no dia a dia. Dessa forma, o cliente não apenas sairá satisfeito do salão como continuará apaixonado pelo novo visual até o dia do retoque.

DICA 6 - CONTINUAR ESTUDANDO, PESQUISANDO E APRENDENDO NOVAS TÉCNICAS E TENDÊNCIAS
Cabeleireiros especialistas com coloração e mechas sabem da importância de acompanhar o trabalho dos grandes nomes da indústria e realizar cursos para se atualizar, mas a verdade é que o estudo constante é igualmente essencial para o expert em cortes. Os profissionais que querem se tornar referência em cortes de cabelo precisam ir além de acompanhar tendências e mergulhar em workshops, cursos, masterclasses, aulas online, tutoriais e toda fonte de informação que possa proporcionar aprendizados. Seja para descobrir técnicas, obter inspiração ou simplesmente aprender dicas dos experts do ramo, nenhum estudo será em vão.

DICA 7 - TIRE FOTOS QUE VALORIZEM OS CORTES DE CABELO CRIADOS
O Instagram é o principal cartão de visitas dos cabeleireiros atualmente, então é muito importante usá-lo a seu favor. Na hora de compartilhar fotos dos seus cortes, qualidade e quantidade devem andar juntas. Postar regularmente é importante para manter seus seguidores, clientes e parceiros atualizados, mas não adianta ter uma galeria cheia de fotos que não valorizam seu trabalho. Busque sempre uma iluminação boa, de preferência natural, e opte por fundos simples para não desviar a atenção do cabelo. Varie nos ângulos e nas poses para criar um perfil mais interessante. Se o corte for mais comprido na frente, faça uma foto de lado para evidenciar a assimetria. Experimente postar um antes e depois transformador. Com uma câmera de qualidade no celular, talento no corte e criatividade, o céu é o limite.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ATÉ ÀS 12 HORAS
Caixa abre três agências neste sábado em Dourados para saque de auxílio
MUNDO NOVO
Homem é preso com 317 quilos de maconha que iriam para Santa Catarina
TEMPO
Sábado de sol com algumas nuvens em Dourados; não chove
ALCINÓPOLIS
Pai recebe vídeo de bebê sendo forçado a beber pimenta e denuncia
INFLUENZA
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
SAÚDE
Cartilha na língua terena informa sobre cuidados com a Covid-19
PAGAMENTO
Salário dos servidores estaduais estará dispinívels no dia 05 de junho
TRÊS LAGOAS
Polícia investiga morte de bebê de seis meses após queda de carrinho
ECONOMIA
Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para garantir empréstimos
TRÁFICO
Polícia apreende 743 quilos de maconha que seguiria para a Capital

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown