Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
SAÚDE E BEM-ESTAR

5 atitudes simples e essenciais para cuidar muito bem de si mesma

13 agosto 2021 - 10h32Por Colaborador 2

Com a correria do dia a dia, o autocuidado pode acabar sendo deixado de lad. Porém, é importante ter em foco que um corpo e uma mente saudável também ajudam na produtividade, seja no trabalho ou em projetos pessoais. Há cuidados essenciais e práticos que devem ser encaixados na rotina e, para te ajudar nisso, Edward Chien, ginecologista e obstetra, destacou ao “Health Essentials”, cinco princípios de saúde e bem-estar para aumentar a longevidade.

Pratique exercícios

O hábito que praticar exercícios físicos vai muito além da estética. Deixar o sedentarismo de lado melhora a saúde, combate a insônia e o mau humor, e ainda facilita no desempenho das atividades cotidianas.

De acordo com o médico, não é preciso praticar atividades intensas, a menos que haja vontade. Ele indica se exercitar, pelo menos, 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos diários durante cinco dias.

Mantenha uma alimentação balanceada

Nada de dietas mirabolantes. Com equilíbrio é possível manter uma boa alimentação sem restrição. A ideia é seguir um padrão saudável que seja prazeroso e possa ser seguido por um longo prazo. “Considere a dieta mediterrânea ou a dieta DASH – Dietary Approaches to Stop Hypertension, em inglês -, que visa diminuir a pressão arterial, ambas formas de alimentação saudáveis para o coração. É importante que você converse com seu médico sobre a melhor dieta para seus objetivos específicos”, aconselha Chien.

Durma bem

Ter boas noites de sono também é sinônimo de saúde, ajuda a ter mais disposição e a pensar com clareza. A prática ainda diminui o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.

O ginecologista reforça que adultos precisam dormir de sete a nove horas por noite. Apesar de muitos fatores que podem atrapalhar esse momento, é importante criar uma rotina de sono para ter o devido descanso.

Evite o estresse

Nem sempre manter a tranquilidade é uma tarefa fácil. No entanto, é essencial evitar o estresse ou o administrá-lo da melhor forma possível. Para relaxar, vale encaixar na rotina alguma atividade prazerosa, como meditação, yoga, rituais de beleza, esportes ou qualquer outro hobby. “O estresse é uma parte normal da vida, então descobrir como o administrar é crucial para liberar a tensão que se acumula ao longo do dia”, diz Edward.

Vá ao ginecologista

A saúde sexual e hormonal também é uma parte importante que merece atenção e cuidados especiais. O check-up com o médico especialista e os exames ginecológicos devem ser realizados anualmente para evitar surpresas desagradáveis. Mantendo a periodicidade, caso haja algum problema, é possível detectar de forma precoce e iniciar o tratamento adequado.

“Aproveite o momento para expor suas preocupações e fazer perguntas. Não se sinta envergonhada. Não importa o assunto, os médicos podem te auxiliar. Fazer do seu bem-estar uma prioridade não é egoísmo, é inteligente”, destaca o doutor.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Conselho de Ética está com inscrições abertas para processo eletivo
Neto do narrador Luciano do Valle morre após ser baleado em assalto
VIOLÊNCIA
Neto do narrador Luciano do Valle morre após ser baleado em assalto
IVINHEMA
Homem tem fratura exposta ao ser prensado entre dois caminhões
PANDEMIA
Dourados conta com 104 pessoas em isolamento por coronavírus
Mulher de 50 anos morre após acidente na rodovia BR-163
RIO BRILHANTE
Mulher de 50 anos morre após acidente na rodovia BR-163
TRÊS LAGOAS
Durante confraternização, homem espanca ex-namorada com socos
CAMPO GRANDE
Prova objetiva do concurso da guarda civil será neste domingo
Autoridades apreendem 800 kg de alimentos impróprios para consumo
DADOS FINANCEIROS
Terceira fase do open banking será integrada ao PIX
JUSTIÇA
Casal que vendeu L-200 alugada por R$ 40 mil ganha liberdade

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva