segunda, 24 de março de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
AMPLAVISÃO

Uma Semana da Pátria ‘inesquecível’

08 setembro 2017 - 07h52

‘RONCAR PAPO’ A velha expressão que significa contar vantagens – sem atentar para as consequências – pode ser usada para definir as declarações do empresário Joesley Batista. Esse caso se parece com 2 episódios gravados que o leitor se recorda; do ex-deputado Ari Rigo soltando a língua para o jornalista Eleandro Passaia e do ex-senador Delcídio do Amaral ( ex-PT) em suas fanfarronices com o Nestor Cerveró.

O LEITOR rechaça a desculpa amarela dos personagens gravados. Não há argumento para desqualificar as expressões e o sentido delas naquele contexto. É mais ou menos como aquele cidadão que bebe umas pingas, pega o carro e atropela meia dúzia de pessoas no ponto de ônibus. A besteira consumada; sem retorno e sem conserto.

ENFIM JUNTOS? Ex-governador André Puccinelli (PMDB) e ex-prefeito Alcides Bernal (PP) ensaiam aproximação. ‘Interessante’: o primeiro responde a processo criminal movido pelo segundo, por conta de declarações chamando-o de ladrão. O fato se deu em 28/03/2014 num evento em Dourados. A frase de André referindo-se a Bernal: "Ele caiu porque é um ladrão e montou uma quadrilha para roubar a prefeitura". A coincidência: eles pertencem respectivamente ao PMDB e PP – partidos envolvidos na corrupção grossa.

NO VENTILADOR A postura ativa do ex-governador André Puccinelli (PMDB) no cenário tem um componente despercebido pela opinião pública. Se ele anunciar sua retirada da vida pública, abandonando o barco, deixaria desesperados a legião de companheiros investigados e que respondem a processos graves. Daí eles poderiam ser contaminados pelo ‘virus da delação’ com estragos imprevisíveis. Merda no ventilador.

DELAÇÕES Andam assustando meio mundo – de políticos à empresários. Não só o ex-ministro Antonio Palocci (PT) faz as contas projetando a idade atual de 57 anos com a idade a época de sua soltura. Aí vem as indagações: Vou sair inteiro da cadeia? Minha família aguentará tamanho estrago? Porque só eu preso enquanto outros estão livres por aí? Vale a pena estar rico – velho e doente – quando voltar à liberdade?

GERSON CLARO Deveria ter sido exonerado antes de pedir a demissão do cargo de diretor do Detran? Para a maioria sim. Ficou órfão, sem solidariedade mesmo dos políticos que o apadrinharam no cargo. A vida pública é assim; quando se cai, não aparece nem um amigo para o café. O beneficiado com o episódio foi Enelvo Felini, ex-prefeito de Sidrolândia - diretor presidente da Agraer - que tem posta sua candidatura a deputado estadual em 2018.

NO RETROVISOR Após somente um dia e meio de sua posse o ex-governador Pedro Pedrossian demitiu seu fiel amigo Osmar Dutra do cargo de diretor do Previsul porque ele havia demitido os grevistas da gestão anterior sem consultá-lo. Pedro alegou que queria ter analisado antes o episódio da greve. Preservou o governo e sua autoridade.

SURPRESA? Comparado pelos adversários (PMDB) durante a campanha como um novo Ari Artuzzi, o prefeito ngelo Guerreiro (PSDB) continua surpreendendo até os mais céticos. Prefeito presente, de portas abertas, dispensa formalidades e verifica os problemas ‘in loco’. Seguramente é hoje o grande eleitor nas eleições de 2018. Sobre as comparações com Artuzzi em tom de deboche, Guerreiro sutilmente ironiza: "meus adversários confundiram simplicidade com despreparo".

BASTIDORES Eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Campo Grande em 2001 com 21 vereadores. Um dia antes o presidente Youssif Domingos ( PDT) fecha acordo para sua reeleição com 10 vereadores, com direito a um ‘pai nosso’ de agradecimento. Mas nas urnas de voto secreto, o vereador Nelsinho Trad (PTB) ganhou a presidência por 11 votos a 10. Alguém espirituoso ironizou com uma frase lapidar num muro da Via Park: "Dr. Antonio Cru$ - Deus viu tudo".

SACO CHEIO Também em Campo Grande o público que foi assistir ao desfile de 7 de Setembro não poupou aplausos e manifestações de apoio quando da passagem de soldados e veículos do Exército. Até os aviões que riscavam os céus eram saudados. Um recado para os políticos que protagonizam tanta roubalheira. Não é por acaso que o deputado Jair Bolsonaro continua forte nas pesquisas presidenciais.

QUEM DIRIA! Destaque para o bloco dos ex-funcionários demitidos do diretório regional do PT e sem receber seus direitos trabalhistas. Duas faixas de protesto – numa delas os dizeres: "Zeca do PT – caloteiro da CLT". Aliás esse assunto continua sendo tabu na bancada petista na Assembleia Legislativa. Os deputados fingem que ignoram as notícias a respeito. Eles têm medo de morder a língua.

ACERTADOS? Pelos indicativos sim. O prefeito Marcos Trad (PSD) é novo, tem um projeto político a longo prazo. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) buscará a reeleição. As pesquisas mostram o prefeito com prestígio crescente na capital, o maior reduto eleitoral do Estado. Como se diz; o que valeu antes não vale mais – as ‘moedas’ antigas estão saindo literalmente de circulação.

OGG IBRAHIM O experiente jornalista assumiu o comando e está apresentando o Jornal da TV Record MS - que vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 12,30. Por sua vez esse colunista voltou a apresentar seu comentário ‘De Leve’ nas edições de segunda, quarta e sexta feira do mesmo noticiário.

ANIMADO Na visita que fez a TV Record MS o governador Reinaldo disse que voltou animado de São Paulo, pois a iniciativa privada voltou a investir nos segmentos conectados ao agronegócio. Falou da melhora da situação da pecuária, com a elevação do preço da arroba e da reabertura do Frigorífico em Paranaíba.

IDAS E VOLTAS Apesar de ser presidente da Câmara Municipal e bem colocado nas pesquisas, o médico Paulo Siuffi foi derrotado no PMDB pela preferência de André em favor de Edson Giroto (PR). Mas não esmoreceu e hoje é deputado estadual ativíssimo que vai fundo no debate dos problemas. Ele defende a candidatura do ex-governador em 2018. A política é assim.

CÂNCER Aliás mais um que veio no bojo da Constituição do dr. Ulysses (1988) e que inchou a relação anterior e enxuta dos beneficiados prevista na Carta Magna de 1889. Presidente da República, ministros, todos parlamentares, prefeitos e membros do Ministério Público com direito a julgamento em cortes superiores – livres de prisão preventiva ou temporária. Uma moleza que beneficia 22 mil privilegiados.

MOROSIDADE É a grande aliada dos acusados que desemboca na chamada prescrição do crime. Portanto não se iluda com as notícias de que aquele senador ou deputado responde a um processo no STF por exemplo, onde o prazo para seu julgamento beira os 3 anos. Depois virão outros instrumentos recursais interpostos.

EXEMPLO Embora condenado em 2015 pela 3ª. turma do TRF da 1ª Região – a pena de 11 anos e 10 meses de prisão ( em regime inicialmente fechado), o deputado estadual João Grandão (PT-MS) continua em liberdade graças a benefícios recursais. Ele é acusado de corrupção passiva, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e fraude em licitação no caso conhecido como ‘Operação Sanguessuga’.

FICÇÃO? Agora a tática petista é desqualificar os depoimentos e declarações sobre a corrupção no poder. A ex-presidente Dilma Roussef – que tinha o ex-ministro Pallocci como uma espécie de guru –diz que ele mente, a exemplo de vários empreiteiros confessos em delações premiadas. O nó da corda vai apertando - o ex-ministro Mântega já avisou que não quer ficar preso. Rir ou chorar?

GOL DE PLACA Assim defino o evento bolado pela Câmara Municipal para marcar a parceria de Campo Grande com o Governo Estadual. Todos os discursos afinados, inclusive do deputado estadual Jr. Mochi (PMDB). Mas o mais contundente da noite ficou por conta do anfitrião – vereador João Rocha (PSDB), muito inspirado por sinal.

"Chega. Ninguém aguenta mais tanto roubo". ( Geddel Vieira – em 16/08/2015)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia apreende 620 kg de pescado irregular na BR-163
SÃO GABRIEL

Polícia apreende 620 kg de pescado irregular na BR-163

Fundação de Cultura de MS retifica cronograma de fomento às artes visuais
Cultura

Fundação de Cultura de MS retifica cronograma de fomento às artes visuais

Carros da BYD viram alvo de processos judiciais em Mato Grosso do Sul
JUSTIÇA

Carros da BYD viram alvo de processos judiciais em Mato Grosso do Sul

Polícia fecha casa de prostituição e prende proprietário
APARECIDA DO TABOADO

Polícia fecha casa de prostituição e prende proprietário

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
BRASIL

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

NAVIRAÍ

Polícia Militar Ambiental captura lobinho em quintal de casa

RUA CAFELÂNDIA

Mulher apedreja viatura em feira livre em Dourados e vai presa

CLIMA

Semana será marcada por calor e pancadas de chuva em Dourados

TRÁFICO

Mulher é presa na rodoviária de Dourados com haxixe escondido em bagagem

ALDEIA JAGUAPIRU

Homem é encontrado morto em Dourados após sofrer agressões

Mais Lidas

OBRA

Primeira rampa pública no Rio Dourados é entregue com articulação de Renato Câmara

BR-163

Comissão quer suspensão de pedágio e devolução de dinheiro antes de leilão para nova concessão

Polícia

Evento sem alvará é interditado no Centro de Dourados

PELAS RUAS DE DOURADOS

Para pagar faculdade e aluguel em Dourados, jovens se unem pelas ruas vendendo bolos de pote