sábado, 13 de junho de 2026
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
RURAL

Última semana para declaração obrigatória de rebanho mobiliza produtores rurais em MS

26 maio 2026 - 11h14Por Da Redação

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira, 1º de junho, para realizar a Declaração Semestral de Rebanho e Atualização Cadastral junto à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Até esta terça-feira (26), apenas 63,27% dos produtores haviam cumprido a obrigação sanitária no Estado.

Os menores índices de adesão estão concentrados em importantes regiões produtoras. Em Dourados, somente 49,23% dos produtores regularizaram a situação até o momento. Já em Maracaju, o percentual é de 48,76%, ambos abaixo da média estadual.

A campanha é obrigatória para todos os produtores que possuem saldo de animais, independentemente do porte da propriedade. O não cumprimento dentro do prazo pode gerar penalidades, como aplicação de multas, bloqueio da emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras restrições sanitárias que impactam diretamente a comercialização e o transporte de animais.

A declaração pode ser feita gratuitamente de forma online, pelo sistema e-SANIAGRO, ou presencialmente em qualquer Unidade Local da Iagro. Os endereços das unidades estão disponíveis no site oficial da agência.

Durante o processo, o produtor deve informar dados atualizados da propriedade e do rebanho, incluindo alterações cadastrais, como endereço, contatos e coordenadas geográficas, além do registro de nascimentos, mortes, evolução das eras dos animais e saldo de todas as espécies acompanhadas pela Iagro.

Também devem ser declaradas informações sobre propriedades localizadas em outros países, vias de acesso, características da exploração pecuária e espécies exploradas na propriedade. No caso de produtores de aves e suínos comerciais, a declaração é facultativa, desde que não haja outras espécies animais vinculadas à mesma ficha cadastral. Caso exista qualquer outra espécie registrada, a obrigatoriedade permanece.

Além da atualização do rebanho, os produtores também podem aproveitar esta etapa para registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses. O prazo para esse registro segue até o dia 30 de junho.

Para auxiliar os produtores durante o período da campanha, a Iagro disponibiliza atendimento direto via WhatsApp pelo número (67) 99875-3796, canal destinado ao esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o procedimento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Não por acaso, o Comando é VERMELHO... Acorda, Brasil!
ARTIGO

Não por acaso, o Comando é VERMELHO... Acorda, Brasil!

TV Brasil exibe festas de São João do Nordeste neste sábado
CULTURA

TV Brasil exibe festas de São João do Nordeste neste sábado

Dourados entra em novo alerta de tempestade com risco de granizo neste domingo
CLIMA

Dourados entra em novo alerta de tempestade com risco de granizo neste domingo

Brasil deve jogar com tempo bom neste sábado na estreia na Copa
ESPORTE

Brasil deve jogar com tempo bom neste sábado na estreia na Copa

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS
DOURADOS

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS

EXPORTAÇÃO

Primeiro embarque de caqui brasileiro chega à Costa Rica e abre novo mercado para exportações

POLÍCIA

Recusa em entrega de criança vira caso de polícia em Dourados

INTERNACIONAL

Defesa é desafio da política externa do Brasil, diz assessor de Lula

DOURADOS

Período de vistoria para mototaxistas começa na segunda-feira

LEGISLATIVO DE MS

Trabalho de Zé Teixeira consolida pacote histórico de obras em Caarapó

Mais Lidas

STREAMING

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

POLÍCIA

Motorista de caminhão-tanque é preso por furtar carga de diesel e vender combustível

OBRAS

Ponte sobre o Rio Miranda será interditada na próxima 2ª-feira

FUTSAL

Com ginásio lotado, Juventude perde a primeira em casa diante do Vasco